Ao todo serão oferecidas 28 vagas, sendo 27 para escriturário e uma para técnico, com remunerações iniciais de até R$ 2.127
Fernando Cezar Alves Publicado em 03/11/2014, às 12h37
A Prefeitura de Piracicaba, no interior paulista, a 164 km da capital, definiu a organizadora de seu concurso público para os cargos de escriturário de escola e técnico em geoprocessamento. A escolhida, por meio do critério de menor preço, foi a empresa SH Dias Consultoria e Assessoria. Com o resultado, no último dia 31, o processo ainda conta com um prazo de cinco dias para que sejam apresentados eventuais recursos, antes da homologação. Somente então poderá ser definida a data de publicação do edital, em conjunto com a escolhida.
Ao todo serão oferecidas 28 vagas, sendo 27 para escriturário e uma para técnico. Para concorrer ao cargo de escriturário é necessário possuir ensino médio e para técnico, formação técnica em geoprocessamento ou geomática. As remunerações iniciais são de R$ 1.674,69 para escriturário e R$ 2.127,56 para técnicos, ambos com jornada de trabalho de 40 horas semanais.
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A taxa de inscrição já está definida e será de R$ 25 para os dois cargos.
O concurso contará com provas objetivas, com 50 questões. Para escriturário, o exame abordará temas de língua portuguesa/interpretação de textos (dez questões), matemática/raciocínio lógico (dez), conhecimentos específicos (25) e conhecimentos gerais (cinco). Para técnico em geoprocessamento, língua portuguesa/interpretação de textos (dez), matemática/raciocínio lógico (dez) e conhecimentos específicos/conhecimentos de informática (30). Para escriturário, a seleção também constará com prova prática de informática.
Atribuições – Entre as atividades do escriturário de escola cabe averiguar e organizar os prontuários de alunos e servidores, redigir documentos diversos, digitar textos, atender ao público e pais, atender alunos e professores no que diz respeito à parte administrativa, emitir declarações de escolaridade, emitir transferência de alunos, atender telefones, serviços bancários, fazer o controle do banco de dados da biblioteca e colaborar na organização de entrada e saída de alunos.
Já os técnicos de geoprocessamento devem executar levantamentos e processamentos geofísicos, programas aplicativos de CAD, SIG e sensoriamento para levantamentos topográficos, cartografia, mapeamento de sistemas de informações geográficas, fotogrametria, mapeamentos diversos e orientar o correto traçado, alocando em mapas de níveis e posicionamento de ruas, estradas, vias, instalações civis de qualquer natureza que dependam de autorização da municipalidade, bem como aplicação de softwares especializados em cálculos topográficos.
As contratações serão feitas de acordo com o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para escriturário e estatutário para técnicos.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.