As oportunidades serão para as carreiras de professor de ensino fundamental e gestor público municipal. O órgão já abriu a licitação para a escolha da organizadora
Localizada no interior de São Paulo e distante 158 km da capital paulista, a Prefeitura de Piracicaba abriu licitação na modalidade de tomada de preços com a finalidade de selecionar a empresa organizadora do próximo concurso público. As propostas enviadas pelas instituições serão abertas no dia 3 de abril.
A nova seleção da prefeitura oferecerá 17 oportunidades na área da educação, sendo 13 para o cargo de professor de ensino fundamental e quatro para gestor público municipal. De acordo com o documento de licitação, o vencimento oferecido será de R$ 2.075,64 e R$ 4.175,63, respectivamente.
O posto de professor requer ensino médio completo na modalidade normal (magistério) ou curso superior ou licenciatura em pedagogia, além de formação nos anos iniciais do ensino fundamental.
Já a carreira de gestor exige diploma de graduação em qualquer área de formação fornecido por instituição reconhecida pelo MEC e registro no conselho de classe correspondente.
O processo seletivo constará de prova objetiva e avaliação discursiva para todos os candidatos. Também haverá análise de títulos para professor e curso de formação para gestor. Os testes terão pelo menos 60 questões de múltipla escolha.
A prova para professor apresentará perguntas sobre português/interpretação de texto, matemática/raciocínio lógico, conhecimentos pedagógicos/legislação e conhecimentos específicos.
O exame para gestor será composto de questões sobre português/interpretação de texto, matemática/raciocínio lógico, conhecimentos de informática e conhecimentos específicos.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.