PM/BA: governador anuncia concurso para soldados

Número de vagas ainda deverá ser confirmado. Publicação do edital da Polícia Militar da Bahia deve ocorrer em meados de 2016. Remuneração inicial de R$ 2.197,78

Fernando Cezar Alves   Publicado em 29/10/2015, às 16h11

O governador da Bahia, Rui Costa, declarou, no último dia 26 de outubro, que realizará novo concurso público para soldados da Polícia Militar da Bahia (PM/BA) no decorrer de 2016. A informação foi dada durante bate-papo com internautas por meio de uma rede social. Porém, o número de vagas ainda não foi anunciado. 

Para concorrer ao cargo é necessário possuir ensino médio, idade de 18 a 30 anos até a data da matrícula para o curso de formação, carteira de habilitação categoria “B” e altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. A remuneração inicial de R$ 2.197,78.

Embora o número de vagas não esteja definido, a expectativa é de que o concurso conte com uma oferta generosa, tendo em vista que no concurso anterior, realizado em 2012, foram 2 mil oportunidades.

APOSTILA CONCURSO PM/BA

Quem pretende participar já pode dar início aos estudos, tendo como base o conteúdo programático cobrado na ocasião.

A organizadora foi a Fundação Carlos Chagas e a seleção foi composta de duas etapas, compostas de provas objetivas e dissertativas. A primeira contou com 80 questões, versando sobre língua portuguesa, raciocínio lógico-quantitativo, história do Brasil, geografia do Brasil e Atualidades, além de noções de direitos constitucional, direitos humanos, direito penal e noções de igualdade racial e de gênero. Já a parte discursiva foi composta de redação.

Os aprovados foram submetidos a um curso de formação profissional.