Concurso da Polícia Militar do Ceará contará com uma oferta de 4.200 vagas, para ambos os sexos.Carreira apresenta exigência de ensino médio, com remuneração inicial de R$ 3.200 por mês
Fernando Cezar Alves Publicado em 30/06/2016, às 15h15
A Polícia Militar do Ceará(PM/CE) divulgou, por meio de publicação oficial, na última quarta-feira, 29 de junho, a assinatura do contrato, oficializando a banca responsável pelo seu concurso público para soldados. Como já havia sido anunciado em maio, a escolhida é o Instituto AOCP. Com a assinatura do contrato, a corporação já pode fechar, junto com a escolhida, o cronograma do certame, incluindo data de publicação de edital e datas de inscrições e provas, para que o edital possa, finalmente, ser divulgado, já no decorrer das próximas semanas.
O concurso vem sendo aguardado desde março de 2015, quando anunciado pelo governador Camilo Santana, durante evento para a promoção de oficiais e praças.
Ao todo serão oferecidas 4.200 oportunidades, sendo 3.990 para homens e 210 para mulheres.Para concorrer é necessário possuir ensino médio,idade de 18 a 30 anos até a data de matrícula no curso de formação e altura mínima de 1,62m para homens e 1,57 para mulheres. A remuneração inicial é de R$ 3.200.
Ao que tudo indica, o concurso deverá ser realizado de acordo com os mesmos moldes do último para o cargo, que ocorreu em 2011. Ao todo foram oferecidas 1.000 vagas, sendo 950 para homens e 50 para mulheres. A organizadora, na ocasião, foi o Cespe/UnB.
A seleção contou com três etapas. A primeira constou de prova objetiva composta de 120 itens, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70de conhecimentos específicos. Na segunda, exames médico-odontológicos,biométrico e toxicológico e, na terceira, curso de formação profissional, incluindo prova de capacidade física, avaliação psicológica, investigação social e prova final.
Em conhecimentos gerais foram abordados temas de língua portuguesa,atualidades, história do Brasil, geografia do Brasil, matemática e raciocínio lógico e, em conhecimentos específicos, legislação.