Seleção deve contar com uma oferta de 100 oportunidades. Organizadora, já escolhida, será a Fundação Vunesp, com remuneração inicial de R$ 1.654,39
Fernando Cezar Alves Publicado em 04/09/2015, às 14h57
Inicialmente previsto para ser publicado em junho, o edital do concurso que será promovido pela Prefeitura da Estância Hidromineral de Poá, na região metropolitana de São Paulo, a 50 km da capital, para o cargo de guarda civil municipal, ainda está em fase de elaboração. De qualquer forma, mesmo com o atraso na liberação, o certame continua confirmado e deve ter início no decorrer das próximas semanas.
Ao todo serão oferecidas 100 vagas, conforme anunciado pelo prefeito Marcos Borges, em 17 de dezembro de 2014. “É preciso reforçar a segurança na cidade e, para isto, já iniciamos conversas para atender a esta demanda”, disse, na ocasião.
A organizadora, já escolhida, será a Fundação Vunesp, que também está cuidando de outros concursos da prefeitura, já em andamento.
A remuneração básica inicial do cargo é de R$ 1.654,39 e para concorrer é necessário possuir ensino médio, carteira de habilitação nas categorias “A” ou “B” e possuir altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.
As atividades da carreira correspondem a vigilância diurna e noturna dos logradouros públicos, guarda das repartições e recintos fechados públicos municipais, preservar o bem estar dos munícipes em próprios municipais, prestação de socorro e salvamento, proteção e defesa da população, nos casos de calamidade pública e outras situações, apoiar a administração no exercício de seu poder de polícia administrativa, proteger o meio ambiente local, zelar pela segurança dos servidores municipais, fazer cessar as atividades que violarem as normas de saúde, defesa civil, sossego público, higiene, segurança e outras de interesse da coletividade e exercer atividades de segurança escolar.
O último concurso para a carreira ocorreu em 2008 e foi organizado pela Omega Consultoria e Planejamento Ltda.
A seleção contou com quatro fases, com provas objetivas, teste de aptidão física, exame médico e avalição psicotécnica.
A parte objetiva foi composta de 50 questões, sendo 20 de língua portuguesa, 15 de matemática, cinco de conhecimentos gerais, cinco de história e cinco de ciências físicas e biológicas – programa de saúde.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.
Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.