A carreira de delegado requer formação superior em direito e carteira de habilitação na categoria "B". Comissão do concurso já foi instituída
Camila Diodato Publicado em 03/09/2014, às 11h57
Anunciada em 2012 pelo então secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, a seleção com 100 vagas para delegado avançou nos preparativos. No Diário Oficial da última terça-feira (2), saiu a lista com os nomes dos integrantes que farão parte da comissão do concurso para a Polícia Civil de Pernambuco.
Para concorrer ao cargo de delegado de polícia, o candidato deverá possuir bacharelado em direito em instituição reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação) e habilitação na categoria “B”.
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Defesa Social, ainda não há previsão de quando que o processo seletivo será realizado.
A comissão do concurso será composta por Maurison da Costa Gomes (diretor de recursos humanos/Instituto de Recursos Humanos-IRH), Leonardo Henrique Fernandes Bezerra (Analista em Gestão Administrativa/Secretaria de Administração-SAD), Margareth de Carvalho Sá (gerente de recursos humanos/Secretaria de Desenvolvimento Social-SDS), Richardson Silva (diretor-comandante de campus de ensino-Recife/SDS) e Ana Catharine Barbosa de Melo (chefe da unidade administrativa-Gicap/SDS).
Seleção anterior - No último processo seletivo com oportunidades para delegado, que ocorreu em 2006, os interessados em pleitear o emprego de delegado passaram prova objetiva, teste discursivo, avaliação de capacidade física, exame psicológico e investigação social. A prova objetiva tinha 30 questões de conhecimentos gerais e 70 específicas.
Atribuições – O delegado tem os seguintes deveres: direcionar, supervisionar, coordenar, planejar, orientar, executar e controlar a Administração Policial Estadual, bem como as investigações e operações policiais, além de instaurar e presidir procedimentos policiais, conforme art. 144, §4º, da Constituição Federal de 1988, e demais normas jurídicas pertinentes.