Certame que oferece 100 vagas para profissionais de nível superior também alterou data da prova objetiva
Camila de Lira Publicado em 17/10/2014, às 16h52
A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro prorrogou as inscrições para o concurso de pailoscopista oficial. Serão oferecidas 100 vagas para a posição no certame. Além dessa mudança, o órgão também modificou a data das provas objetivas.
Agora, os candidatos têm até 19 de outubro para realizarem as suas inscrições no site do IBFC (www.ibfc.org.br). Uma semana a mais do que o edital inicial tinha previsto. A taxa continua a mesma, custando R$ 90 e pode ser paga até dia 20.
DESTAQUE: PROVA ANTERIOR DA POLÍCIA CIVIL.
Outra mudança que ocorreu foi na data dos exames escritos, antes marcados para 7 de novembro, agora serão aplicados em 7 de dezembro. No teste, os concorrentes responderão 100 questões sobre os temas de língua portuguesa, conhecimentos básicos de informática e conhecimentos específicos da função. Haverá, ainda, prova de capacidade física e exames psicotécnico e médico.
Os aprovados serão encaminhados para a segunda fase, junto a Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra – Acadepol, com curso de formação profissional (CFP) e prova de investigação social.
Sobre o concurso - Para concorrer a uma das vagas oferecidas é necessário possuir ensino superior completo em qualquer área, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “B”, estar quites com as obrigações eleitorais e militares (este último para homens), além de não registrar antecedentes criminais incompatíveis com o exercício do cargo e não ter sido demitido de emprego público por justa causa ou decorrência de processo administrativo disciplinar.
A remuneração referente ao mês de julho deste ano consiste de vencimento-base no valor de R$ 4.830,63, já acrescidas gratificações e adicionais da profissão. O regime de trabalho policial é de dedicação integral, com jornada 40 horas semanais ou por sistema de escala de serviço, sendo incompatível com o exercício de outra atividade pública ou privada, salvo as exceções previstas em lei.
Do total de oportunidades disponíveis, 75 vagas são destinadas aos candidatos da ampla concorrência, 20 para trabalhadores negros e índios e as demais cinco chances são exclusivas para pessoas com deficiência.