Prefeitura de Belém/PA abre inscrições para 622 vagas

Oportunidades do processo seletivo da Prefeitura Municipal de Belém são para os cargos de assistente de administração, técnico pedagógico e professor, com salários de até R$ 3,9 mil

Patricia Lavezzo   Publicado em 06/12/2017, às 09h54

No Estado do Pará, a Prefeitura Municipal de Belém abriu as inscrições do processo seletivo simplificado que conta com 622 vagas temporárias para atuação nos estabelecimentos de ensino da rede municipal de educação. Desse total de ofertas, 49 são reservadas a pessoas com necessidades especiais. 
O cargo de assistente de administração (50 vagas) exige diploma de conclusão de curso de ensino médio. O salário inicial é de R$ 1.300. 
Aqueles que têm o nível superior estão aptos às carreiras de técnico pedagógico (100) e professor nas áreas de ciências (14), educação artística (14), educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental (363), educação física (17), ensino religioso (7), filosofia (3), geografia (7), história (8), inglês (8), matemática (16), língua portuguesa (11) e sociologia (4). As remunerações iniciais variam de R$ 2.036,52 a R$ 3.931,43. 

Processo seletivo da Prefeitura de Belém/PA


As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.belem.pa.gov.br. A ficha de cadastro estará disponível no site até o dia 10 de dezembro. Não serão cobradas taxas de participação. 
O processo seletivo da Prefeitura de Belém/PA será constituído das seguintes etapas: análise curricular, de caráter eliminatório e classificatório; comprovação dos dados informados na inscrição, eliminatória; e entrevista, eliminatória e classificatória.
De acordo com o edital, a análise curricular será processada de forma automática, a partir do banco de dados gerado com informações prestadas no preenchimento do formulário de inscrição. Obedecida à ordem de classificação, os candidatos serão convocados a comprovar documentalmente as informações prestadas na inscrição no período de 19 a 21 de dezembro. 
A entrevista ocorrerá entre os dias 18 e 26 de janeiro de 2018. Ela tem a finalidade de avaliar a experiência profissional, a habilidade técnica e o domínio do conteúdo da área de atuação, e a habilidade de comunicação, a clareza e a objetividade nas respostas, sendo avaliado o perfil profissional do candidato voltado às ações a serem desenvolvidas na área de atuação. 

Atribuições dos cargos da Prefeitura de Belém/PA


Assistente de administração - Manter atualizada a escrituração o escolar; alimentar os sistemas públicos educacionais; manter-se esclarecido e atualizado sobre a aplicação de leis, normas e regulamentos referentes à administração geral e específica, bem como prestar informação e orientação no âmbito da unidade; executar atividades de complexidade mediana, tais como, o estudo e análise de processo de interesse geral ou específico do setor, bem como acompanhar a sua tramitação; orientar e aplicar formulários de pesquisa, redigir atos administrativos e documentos; controlar o material de consumo e permanente e providenciar sua reposição; fazer controle de frequência e escala de férias do pessoal; preparar folha de pagamento; auxiliar na preparação e controle do orçamento geral; efetuar o controle de pagamentos de carnê; manter registro e controle do patrimônio; datilografar documentos; organizar e atualizar os arquivos escolares; levantar dados estatísticos pertinentes ao âmbito escolar; preencher livros administrativos, fichas e boletins; participar da elaboração do relatório anual da escola; controlar a preparação e distribuição da merenda escolar, bem como o preenchimento de mapas mensais; substituir a secretária da escola durante impedimentos eventuais; desenvolver outras atividades correlatas.
Técnico pedagógico - Atividades de assessoramento, coordenação, planejamento, orientação, organização, promoção, supervisão, controle e avaliação de planos, programas e projetos que objetivem aperfeiçoamento do sistema educacional e possibilitem a integração entre escola, família e comunidade; atividades que concorram para o desenvolvimento integral do educando, implantando os princípios da orientação educacional na escola, dinamizando a ação integradora; prestar assessoramento técnico-administrativo; elaborar programas para o sistema educacional; subsidiar a elaboração do regimento escolar; acompanhar e controlar a ação técnico-administrativo/pedagógica; participar da elaboração do currículo e calendário escolar; colaborar para a atualização de dados estatísticos referentes à área educacional; manter organizados os arquivos ativo e permanente; cumprir e fazer cumprir as normas estabelecidas pelo sistema educacional; participar da elaboração de cronogramas e escalas de trabalho de acordo com as tarefas a serem desenvolvidas; dirigir, orientar e controlar as ações educativas e administrativas; entre outras. 
Professor - Docência da educação básica em cumprimento ao estabelecido na legislação em vigor e de acordo com as normas e diretrizes baixadas pelo órgão de sistema de ensino; colaborar com a direção da escola na organização e execução de atividades de caráter cívico, cultural e recreativo; participar da elaboração do currículo escolar, de acordo com a orientação técnico-pedagógica estabelecida; planejar, executar, acompanhar e avaliar as atividades desenvolvidas pelo educando; incentivar e proporcionar meios para a integração escola/família/comunidade; registrar as atividades de classe; manter-se atualizado quanto à legislação de educação básica e suas técnicas; atender os alunos individualmente na execução de suas tarefas; sugerir alterações nos currículos, visando melhor ajustá-los à realidade regional, fornecer subsídios para elaboração de diagnósticos; executar atribuições correlatas.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.