Boa Vista/RR divulga processo seletivo com 515 vagas

Ofertas na Prefeitura Municipal de Boa Vista estão distribuídas entre os cargos de assistente de aluno, professor de educação básica - pedagogia e professor de educação física

Patricia Lavezzo   Publicado em 07/11/2017, às 11h21

A Prefeitura Municipal de Boa Vista, no Estado de Roraima, publicou no Diário Oficial do Município o edital do processo seletivo simplificado destinado à contratação de profissionais por tempo determinado, para atendimento das escolas da rede municipal de ensino. Ao todo, serão preenchidas 515 vagas, sendo 52 reservadas a pessoas com deficiência. 
O cargo de assistente de aluno (85 vagas) exige diploma de conclusão de curso de nível médio ou equivalente. O salário inicial é de R$ 1.260 para carga horária semanal de 30 horas. 
Aqueles que têm licenciatura plena em áreas específicas estão aptos às carreiras de professor de educação básica - pedagogia (380) e professor de educação física (50). A remuneração é de R$ 2.079 para jornada de trabalho de 25 horas semanais. 
Interessados em concorrer a uma das vagas deverão realizar a inscrição presencial entre os dias 9 e 10 de novembro, no horário das 8h30 às 17h30, no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS /Nova Cidade, situado na Rua Curitiba, nº 372. Não serão cobradas taxas de participação. 
O formulário da inscrição está disponível no endereço eletrônico da Prefeitura de Boa Vista (www.boavista.rr.gov.br). O candidato deverá apresentar cópias dos seguintes documentos: carteira de identidade; CPF; comprovante de residência atual; título de eleitor e comprovante da última votação ou certidão de quitação eleitoral; certificado de reservista, quando do sexo masculino; comprovante de escolaridade em conformidade com o cargo pretendido; currículo; documentos hábeis a comprovar a experiência profissional; comprovante de registro no órgão de classe. 
Todos os inscritos no processo seletivo da Prefeitura de Boa Vista serão avaliados por meio de duas etapas: análise de títulos e entrevista. 

Atribuições dos cargos da Prefeitura de Boa Vista


Professor de educação básica (pedagogia) - participar do processo de planejamento, execução monitoramento e avaliação do projeto pedagógico da escola, da proposta curricular municipal e calendário escolar; estabelecer o planejamento da prática pedagógica, propostas metodológicas e recursos necessários para o desenvolvimento amplo do processo ensino e aprendizagem; exercer a docência na educação básica, garantindo a execução do plano de aula e a aplicação dos conteúdos, visando proporcionar aos alunos a integração e a convivência democrática, baseada no respeito e na ética; avaliar e reconhecer os resultados obtidos nas ações pedagógicas, compreendendo os processos de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, considerando as dimensões cognitivas, afetivas e sociais, bem como corrigindo desvios, quando for o caso; participar da elaboração e implementação de projetos e atividades de articulação e integração da escola com as famílias dos alunos e com a comunidade escolar; efetuar registros no diário de classe, bem como produzir relatórios exigidos pela secretaria escolar e coordenação pedagógica, atendendo aos prazos estabelecidos.
Professor de educação física - participar do processo de planejamento, execução monitoramento e avaliação, do projeto pedagógico da escola, da proposta curricular municipal e calendário escolar; estabelecer o planejamento da prática pedagógica, propostas metodológicas, técnicas e recursos necessários para o desenvolvimento da educação física, visando a promoção de atividades esportivas dos alunos; executar atividades de educação física e esportiva junto ao corpo discente, as quais promovam o desenvolvimento de jogos, danças, lutas e ginástica, entre outras; avaliar e reconhecer os resultados obtidos nas ações pedagógicas, compreendendo os processos de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, considerando as dimensões cognitivas, afetivas e sociais, bem como corrigindo desvios, quando for o caso; participar da elaboração e implementação de projetos e atividades que promovam a articulação e integração da escola com as famílias dos alunos e com a comunidade escolar; efetuar registros no diário de classe, bem como produzir relatórios exigidos pela secretaria escolar e coordenação pedagógica, atendendo aos prazos estabelecidos.
Assistente de aluno - orientar aos alunos nos aspectos comportamentais; assistir aos alunos no horário de lazer, zelando pela integridade física dos mesmos, quando houver risco eminente de acidentes; atender ao corpo docente nas unidades didático-pedagógica com os materiais necessários a execução de suas atividades e nos problemas disciplinares e de assistência aos alunos; encaminhar os alunos à assistência médica e odontológica emergenciais; arrecadar e entregar na secretaria da escola, livros, cadernos e outros objetos esquecido pelos alunos; acompanhar os alunos ao refeitório, mantendo a disciplina; zelar pelo cumprimento do horário dos alunos; atender pais ou responsáveis com cordialidade e respeito, prestando informações sobre o alunado; participar ativamente de todas as atividades cívicas, culturais e pedagógicas, realizadas pela comunidade escolar.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.