Será possível se candidatar no concurso de Camboriú/SC até o dia 9 de janeiro. As contratações serão realizadas em caráter temporário
No Estado de Santa Catarina, a
Prefeitura Municipal de Camboriú, cidade do Vale do Itajaí situada a 90 km da capital, abriu um
concurso público com o intuito de preencher 58 vagas de forma temporária.
As funções de auxiliar de serviços gerais (5 postos), merendeira (5), servente (5) e vigia (10) exigem apenas alfabetização, oferecendo remuneração de R$ 1.035,23.
Para ser monitor de educação inclusiva (5) é preciso ter ensino médio completo com magistério. Já para ser intérprete de Libras (1) é necessário ter nível médio e comprovante de proficiência em interpretação em Libras ou certificado de formação continuada em Libras, ambos com carga horária mínima de 120h ou ainda Curso Superior em Bacharelado em Letras/Libras. Em ambos os casos, os vencimentos são de R$ 2.298,47.
Em nível superior, as oportunidades são para fonoaudiólogo (1), orientador educacional (1), supervisor escolar (1) e professor de educação infantil (5), anos iniciais do ensino fundamental (10), arte (1), ciências (1), educação física (1), ensino religioso (1), geografia (1), história (1), inglês (1), língua portuguesa (1) e matemática (1). Os salários são de R$ 2.958,11 para fonoaudiólogo e de R$ 2.500,58 para os demais cargos, sendo que professores terão direito, ainda, a um acréscimo de 30% referente à regência.
Inscrição e provas do concurso de Camboriú/SC
Será possível se inscrever no
concurso até o dia 9 de janeiro, por meio do site do IOBV (www.iobv.org.br), organizador do processo seletivo.
As taxas para se candidatar são de R$ 12,94 para os cargos que exigem apenas alfabetização, de R$ 16,65 para monitor de educação inclusiva e de R$ 24,91 para as demais carreiras.
Todos os inscritos serão submetidos a provas objetivas no dia 21 de janeiro, em horário e locais que serão divulgados a partir do dia 18 do mesmo mês pela comissão de organizadores do
concurso de Camboriú/SC.
O processo seletivo ainda terá prova prática para merendeira, teste de aptidão física para vigia e avaliação de títulos para os cargos da área da educação.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.