Haverá vagas imediatas e cadastro reserva para diversos cargos. O edital deverá ser publicado até o final deste mês de março
Localizada na microrregião de Andradina, a Prefeitura de Castilho anunciou que realizará um novo concurso com vagas imediatas e formação de cadastro reserva para postos de diversos níveis de escolaridade.
De acordo com o responsável do setor de recursos humanos do órgão, a Persona Concursos será a organizadora do processo seletivo e o edital deverá ser lançado até o final deste mês. No momento ainda não foi elaborado o número de vagas por cargos.
As oportunidades imediatas serão para as carreiras de agente de desenvolvimento infantil, motorista, assistente social, técnico em radiologia, técnico em segurança do trabalho, psicólogo, farmacêutico, enfermeiro, clínico geral, clínico geral psf, ginecologista e professor (adjunto, de creche, de educação especial, de educação infantil, de educação básica I, de artes e de educação física).
Já as chances de cadastro reserva se destinarão para as funções de agente comunitário de saúde (urbano e rural), enfermeiro psf, fisioterapeuta psf, técnico em enfermagem psf, agente de zoonoses e agente de vetor.
Os futuros nomeados nesses empregos se submeterão ao regime jurídico da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Seleções anterioresEm 2011, a prefeitura abriu um processo seletivo com nove vagas distribuídas entre as ocupações de auxiliar de serviços diversos, recepcionista, telefonista, assessor de bancadas partidas, secretário administrativo, tesoureiro, técnico em informática, assessor técnico e contador.
Antes dessa seleção, em 2009, o órgão promoveu um concurso público com 78 oportunidades para os cargos de agente comunitário de saúde, agente de IEC, agente de vetores, agente de zoonoses, atendente de consultório dentário, dentista, enfermeiro, fisioterapeuta, médico, supervisor, técnico em enfermagem e vigia do canil municipal.
Em ambos os processos, todos os candidatos foram submetidos à prova objetiva com questões de múltipla escolha.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.