Último concurso público realizado pelo município ofereceu 855 oportunidades com salários de até R$ 11,7 mil
Saiu no Diário Oficial desta quinta-feira (30) o nome da empresa que organizará o novo concurso público da Prefeitura de Cotia, município pertencente à Grande São Paulo e distante 33 km da capital paulista. O Instituto de Cultura, Desenvolvimento Educacional, Promoção Humana e Ação Comunitária (Indepac) será o responsável pelo certame.
A prefeitura ainda não informou o número de vagas e para quais cargos serão esta seleção. Vale lembrar que, em 2012, Cotia realizou concurso para 855 oportunidades com remunerações de até R$ 11.760. A organização ficou por conta da RBO e o processo seletivo teve mais de 18 mil inscritos.
CONFIRA A EDIÇÃO DIGITAL DO JC&E - CLIQUE AQUINa ocasião, foram oferecidos postos de nível médio para agente de controle de vetores (5), assistente administrativo (40), assistente de farmácia (30), assistente de manutenção predial (15), auxiliar de almoxarifado (20), auxiliar de saúde bucal (5), encarregado de manutenção (2), monitor de atividades (10), recepcionista de unidade de saúde (100), técnico de enfermagem (170), técnico de saúde bucal (10), técnico em gesso (10), técnico em radiologia (10) e telefonista (4).
As demais ofertas foram destinadas a candidatos de nível superior nas carreiras de assistente social (12), biólogo (1), educador físico (5), enfermeiro (70), engenheiro de segurança do trabalho (1), farmacêutico (15), fisioterapeuta (15), fonoaudiólogo (20), médico em diversas especialidades (109), nutricionista (8), pedagogo (4), professor de música (2), psicólogo (35) e terapeuta ocupacional (20).
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.