Prefeitura de Birigui/SP define banca para 292 vagas

Haverá oportunidades para candidatos com ensinos fundamental, médio, técnico e superior. A seleção terá provas objetivas e testes práticos

Camila Diodato   Publicado em 09/09/2014, às 11h21

Cidade localizada no interior de São Paulo, Birigui receberá novos servidores públicos, que serão destinados para o quadro de pessoal da prefeitura. No total, o órgão contratará 292 profissionais de todos os níveis escolares.

A prefeitura escolheu a Aplicativa Assessoria em Gestão Pública e Privada para organizar o certame e, nos próximos dias, ocorrerá a assinatura do contrato. Após isso, deverão ser definidas as datas para a publicação do edital e para a realização das provas.

O processo seletivo constará de duas etapas. A primeira será a das avaliações objetivas para todos os candidatos; já a segunda – a dos exames práticos - se destinará apenas para os postos de auxiliar de serviços gerais, borracheiro, carpinteiro, coletor de lixo e servente de escola.

Confira as carreiras – De acordo com o edital de licitação, o ensino fundamental incompleto habilitará a inscrição nos empregos de auxiliar de serviços gerais (77), borracheiro (1), carpinteiro (1), coletor de lixo (10), cozinheira (2), encanador (2), lavador de veículos (1), operador de bombas (1) e pintor (4).

Para ensino fundamental concluído, haverá chances nas colocações de agente comunitário de saúde (59), agente de combate a endemias (26), eletricista de autos (1), fiscal de obras (4), leiturista (5) e servente de escola (1).

As funções que exigirão nível médio são as de técnico em contabilidade (2) e técnico em farmácia (2).

Curso técnico será requisito para pleitear as ocupações de auxiliar em saúde bucal (1), cuidador social (4), monitor de dança (1), monitor lúdico (1), oficial administrativo (5), recepcionista (10), técnico em som e multimídia (1) e telefonista (1).

Formação superior tornará possível a participação nos cargos de advogado (2), cirurgião dentista (7), educador auxiliar (1), educador alimentar (1), engenheiro civil (2), fonoaudiólogo (1), médico (49), museólogo (1), professor de educação infantil (CR) e professor II (4).

Os vencimentos iniciais a serem oferecidos devem partir de R$ 724 e chegar a R$ 10.042,52, dependendo do emprego selecionado.


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Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.