Prefeitura de Brumado/BA prepara novo concurso público

Órgão está finalizando o número de vagas e os cargos a serem pleiteados. Haverá oportunidades de níveis fundamental, médio e superior. Edital até setembro

Camila Diodato   Publicado em 20/08/2014, às 15h39

Localizada no sudoeste baiano, a Prefeitura de Brumado – cidade conhecida como a capital do minério – realizará um processo seletivo com várias carreiras de níveis fundamental, médio e superior.

O responsável pelo setor de licitações da prefeitura informou que os cargos e o número de vagas serão finalizados até o final de agosto. Além disso, o órgão deverá assinar nos próximos dias o contrato com a empresa organizadora, que será a S&R Concursos e Pesquisas Ltda.

Como a instituição necessita fazer o concurso o mais rápido possível, a previsão é de que o edital seja publicado em setembro.

Em 2013 – A prefeitura lançou uma seleção com 380 oportunidades, que foi organizada pela Alpha Empreendimentos e Serviços. Os vencimentos oscilaram entre R$ 678 e R$ 10.000.

Profissionais com nível fundamental concorreram às colocações de auxiliar de serviços gerais e porteiro.

Ensino médio foi requisito para auxiliar administrativo, auxiliar de consultório dentário, auxiliar de enfermagem, motorista, condutor de ambulância, condutor de motocicleta, instrumentador cirúrgico, rádio operador, técnico de enfermagem, técnico em patologia e técnico em radiologia.

Candidatos com formação superior pleitearam os empregos de assistente social, bioquímico ou biomédico, educador físico, enfermeiro, farmacêutico, médico, nutricionista, odontólogo, psicólogo, pedagogo e fisioterapeuta.

Todos os concorrentes foram avaliados por meio de provas objetivas com questões de múltipla escolha.

Sobre Prefeitura Brumado

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.