Prefeitura de Cunha fará concurso com diversos cargos

Órgão finalizará nos próximos dias o número de vagas do processo seletivo, que será organizado pela Moura Melo. Diversos níveis escolares serão aceitos

Camila Diodato   Publicado em 01/10/2014, às 15h46

Situada na região do Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo, a Prefeitura Municipal da Estância Climática de Cunha realizará um concurso público com oportunidades de diversos níveis escolares.

De acordo com o responsável pelo setor de recursos humanos, a organizadora do certame será a Moura Melo e o edital deve sair em breve. O número total de vagas ainda não foi definido.

O processo seletivo terá postos para as carreiras de padeiro, auxiliar jurídico, monitor de transporte escolar, motorista e professor (infantil, fundamental, libras, deficiência intelectual, música e inglês).

Em 2013 – Também organizado pela Moura Melo, o concurso apresentou 45 postos destinados a profissionais com ensinos fundamental, médio e superior. A remuneração oscilou entre R$ 684,52 a R$ 3.001,71.

Nível fundamental completo e/ou incompleto habilitou a concorrência nos empregos de trabalhador braçal, agente de serviços gerais, servente, agente de endemias e monitor para casa do abrigo.

As colocações destinadas a profissionais com curso de nível médio foram as de motorista socorrista, técnico administrativo, técnico educacional, técnico de enfermagem, técnico em manutenção de informática e técnico em segurança do trabalho.

Diploma de graduação tornou aptos os candidatos que queriam pleitear as funções de contador, enfermeira, médico do trabalho e médico-veterinário.

Na seleção houve provas objetivas para todos os concorrentes e testes práticos para trabalhador braçal e motorista socorrista.

Sobre Prefeitura Cunha

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.