As oportunidades abertas pela Prefeitura de Fortaleza CE são para professores de idiomas: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês, português
Leandro Cesaroni Publicado em 28/12/2018, às 11h09
A Prefeitura de Fortaleza, capital do Estado do Ceará (CE), está recebendo inscrições para um concurso que vai selecionar 65 professores de idiomas. Os contratos serão temporários.
Do total de oportunidades, cinco são para alemão, 10 para espanhol, 10 para francês, 20 para inglês, cinco para italiano, cinco para japonês e 10 para português. A função exige licenciatura com habilitação no idioma e/ou licenciatura com certificado de proficiência no idioma. O salário é de R$ 16,78 por hora/aula, com limite de 120 horas por mês.
Interessados em participar do concurso deverão se inscrever até 6 de janeiro, por meio do site concursos.fortaleza.ce.gov.br. A participação só estará garantida após o pagamento de uma taxa no valor de R$ 110.
O processo seletivo constará de prova de didática e análise curricular para todos os candidatos e terá caráter eliminatório e classificatório. As provas serão realizadas no dia 19 de janeiro nos locais e horários divulgados oportunamente.
O concurso da Prefeitura de Fortaleza CE tem prazo de validade de um ano, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a contar da data da publicação da homologação do seu resultado final.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.