Prefeitura de Frutal/MG: concurso com 50 vagas

Oportunidades no processo seletivo da Prefeitura Municipal de Frutal estão distribuídas entre os cargos de gari e coletor. Inscrições serão recebidas até 4 de dezembro

Patricia Lavezzo   Publicado em 29/11/2017, às 10h25

No Estado de Minas Gerais, a Prefeitura Municipal de Frutal abriu as inscrições do processo seletivo que visa o preenchimento de 50 vagas do seu quadro de temporários. O IADHED será o responsável pela organização e execução do certame.
Candidatos que possuem o ensino fundamental incompleto podem se inscrever para os cargos de gari (25 vagas) e coletor (25). O salário inicial é de R$ 937 para carga horária semanal de 40 horas. 
As inscrições serão recebidas somente até o dia 4 de dezembro. A ficha de cadastro está disponível no endereço eletrônico www.concursos.iadhed.org. O valor da taxa de participação é de R$ 20. 
Será disponibilizado um posto de atendimento presencial para quem não possui acesso à internet, na Praça Dr. França, nº 100, Bairro Centro, no horário das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira.
O processo seletivo da Prefeitura de Frutal será constituído das seguintes etapas: prova objetiva; análise de títulos; e teste de aptidão física. 
Todos os candidatos executarão a prova objetiva no dia 9 de dezembro. Ela será composta por 30 questões de múltipla escolha, sendo 10 de língua portuguesa, 10 de raciocínio lógico/matemática e 10 de conhecimentos gerais/locais. 

Atribuições dos cargos da Prefeitura de Frutal


Gari - efetuar limpeza de ruas, parques, jardins e outros logradouros públicos, varrendo e colhendo detritos; transportar o lixo aos depósitos apropriados; realizar suas tarefas observando, sempre, noções de limpeza, sem deixar resíduos por onde passam; observar, ao realizar as tarefas, o conhecimento, o uso e manutenção de ferramentas e, o uso dos utensílios de trabalho braçal; utilizar a vestimenta e o material de proteção, quando for o caso, disponibilizado pela prefeitura; dar a destinação correta ao lixo doméstico e hospitalar; distribuir, acompanhar e supervisionar os serviços solicitados, bem como zelar pela integridade do patrimônio público; executar outras atividades correlatas.
Coletor - coletar o lixo, com caminhão em diversos pontos do município; separa os sacos de lixo para serem usados na limpeza das ruas; limpar bueiros e entulhos em áreas do município; capinar e retirar galhadas nas ruas municipais; organizar a execução dos serviços de conservação, manutenção e limpeza em geral de pátios, jardins, vias de acesso, dependências internas e externas, patrimônios e bens móveis dos órgãos públicos; distribuir, acompanhar e supervisionar os serviços solicitados, bem como zelar pela integridade do patrimônio público; executar outras tarefas.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.