As inscrições para o Processo Seletivo da Prefeitura de Mauá já estão abertas. Saiba como participar do concurso público
Mylena Lira Publicado em 25/10/2023, às 08h11
Estão abertas as inscrições para o novo Processo Seletivo da Prefeitura de Mauá, cidade da Grande São Paulo. O certame visa preencher 23 vagas imediatas para o cargo de Agente Comunitário da Saúde e também formará cadastro reserva para futuras oportunidades.
Pode participar quem tem ensino fundamental completo e reside na área de atendimento da unidade de interesse. Também será preciso ter 18 anos na data da posse para conseguir assumir o cargo, que paga remuneração inicial de R$ 2.842,27.
As atividades desses profissionais são consideradas de relevante interesse público, pois têm entre suas atribuições o dever o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, por meio de ações domiciliares ou comunitárias, com o objetivo de monitorar situações de risco às famílias, bem como prevenir e controlar doenças endêmicas e infecto-contagiosas.
O Ibam Concursos é a banca organizadora do Processo Seletivo Prefeitura de Mauá e recebe inscrição até o dia 16 de novembro em seu site: www.ibamsp-concursos.org.br. A taxa de participação custa R$ 56,00 e deve ser paga até o dia 17 de novembro.
Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato por meio do e-mail atendimento@ibamsp-concursos.org.br. Vale ressaltar que a contratação será feita por tempo indeterminado e via regime estatutário, conforme prevê o edital de abertura.
Todos os inscritos no concurso público realizarão prova objetiva na data provável de 3 de dezembro de 2023. Os horários e locais de exame serão divulgados em edital de convocação no dia 24 de novembro.
A prova será composta por 30 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte maneira: 12 de língua portuguesa; 8 de matemática; e 10 de conhecimentos específicos, que terão peso dois. Cada pergunta terá quatro alternativas, sendo apenas uma correta. O tempo máximo para conclusão será de três horas, incluindo o prazo para preencher a folha de respostas.
Serão utilizados como critério de desempate para a classificação final:
Os aprovados serão convocados para realizar curso introdutório de formação de 40 horas e somente estarão aptos a assumir a função aqueles que obtiverem aproveitamento de 60% (tiver média final 6), desde que tenha, pelo menos, 90% de frequência.
+++Acompanhe o andamento do certame na página do Processo Seletivo Prefeitura de Mauá.
concursos publicos concursos abertos concursos 2024 concursos sp (são paulo)O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.
Com sede no Rio de Janeiro, o Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM presta assessoria a instituições públicas, visando ao cumprimento de dispositivo constitucional para o provimento de vagas em seus quadros permanentes.
Entre os trabalhos executados junto com as comissões dos concursos, estão: análise da legislação municipal, definição do conteúdo e programa das provas relativas aos diferentes cargos, emissão de relatórios de notas e classificação, verificação e consolidação dos resultados, entre outros.