Nísia Floresta/RN realizará seleção pública

Com a escolha do Instituto Cidades para executar o concurso, espera-se que o edital seja publicado em breve

Camila Diodato   Publicado em 13/05/2014, às 15h41

Cidade anteriormente conhecida como Papari e pertencente ao Estado do Rio Grande do Norte, Nísia Floresta fará um novo concurso com diversas oportunidades direcionadas para o quadro de pessoal do Poder Executivo Municipal.
No último dia 9 de maio, a prefeitura assinou um contrato com o Centro Integrado de Desenvolvimento Administrativo, Estatística e Social (Instituto Cidades), para que este organize e execute o próximo processo seletivo.
Com a escolha da instituição que promoverá a seleção, espera-se que o edital de abertura do concurso seja publicado o mais breve.
Em 2013 – A Câmara Municipal de Nísia Floresta aprovou projeto que reestruturava a administração, com a criação de cargos e a ampliação de vagas do quadro de funcionários. Este processo foi o início para a preparação de um concurso público.
No documento previa-se a que fossem criados e ampliados os números de postos de níveis fundamental, médio e superior. Portanto, algumas dessas funções podem aparecer no novo certame.
Veja quais os cargos apresentados no projeto:
Fundamental incompleto – Auxiliar de serviços gerais, coveiro, encanador, eletricista, gari, motorista D, operador de máquinas, pedreiro, pintor, tratorista e vigilante.
Fundamental completo – Agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias.
Ensino médio – Agente administrativo, fiscal (ambiental, de obras, de transportes, de vigilância sanitária), técnico (administração ou contabilidade, em enfermagem, em laboratório, em vigilância em saúde, em turismo, em edificações, em segurança), desenhista cadista e topógrafo.
Formação superior – Auditor fiscal, professor de educação básica, professor de ensino fundamental (artes, biologia, ciências, ensino religioso, educação física, geografia, história, informática, inglês, matemática, português) e turismólogo.

Sobre Prefeitura Nísia Floresta

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.