Oportunidades no processo seletivo da Prefeitura Municipal de Osasco são destinadas ao cargo de cirurgião dentista, cujo salário é de R$ 4,3 mil
Na região metropolitana de
São Paulo, a
Prefeitura Municipal de Osasco divulgou um novo edital de
processo seletivo que conta com 24 vagas temporárias para o cargo de cirurgião dentista. Desse total de ofertas, duas são reservadas a pessoas com deficiência. A lotação ocorrerá nos centros de especialidades odontológicas.
As vagas estão distribuídas entre as especialidades de odontopediatria (3), endodontia (7), periodontia (2), dentística (2), cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial (4), prótese (3) e pacientes com necessidades especiais (3). Interessados devem possuir nível
superior, título de especialização na área e registro no órgão de classe.
O salário inicial oferecido pela
Prefeitura de Osasco/SP é de R$ 4.350,36, para carga horária semanal de 20 horas, no regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
As inscrições presenciais deverão ser realizadas entre os dias 22 de janeiro e 9 de fevereiro, no horário das 9h às 15h, no Departamento de Administração de Recursos Humanos, situado na Rua Eclisio Viviani, nº 109, Vila Campesina.
O
processo seletivo da Prefeitura de Osasco/SP será constituído de uma única etapa: prova objetiva. Ela será composta por 40 questões de múltipla escolha, sendo 10 de língua portuguesa, 25 de conhecimentos específicos e cinco de legislação.
Os critérios para a realização da prova, bem como dia e locais, períodos de aplicação e horários constarão no edital de aditamento, a ser publicado no dia 26 de fevereiro na Imprensa Oficial do Município de
Osasco/SP - IOMO (
www.osasco.sp.gov.br).
Atribuições
Cirurgião dentista (odontopediatria) - diagnosticar, prevenir, tratar e controlar os problemas de saúde bucal do bebê, da criança e do adolescente; a educação para a saúde bucal e a integração desses procedimentos com os dos outros profissionais da área da saúde; executar atividades inerentes à prestação de serviços da área de atuação profissional de odontologia; desenvolver métodos e técnicas de trabalho que permitam a maior produtividade e a melhoria da qualidade dos serviços odontológicos; prestar serviços de odontologia preventiva nas comunidades e escolas, tais como tartarotomia, limpeza, aplicação de flúor e educação em saúde bucal. Prestar assistência odontológica em postos e unidade de saúde; aplicar anestesia gengival, troncular ou tópica, bem como localização, limpeza e obturação das cavidades dentárias, restaurando sua estética e funcionalidade; extrair dentes; requisitar equipamentos, instrumentais, materiais e medicamentos, quando necessário; prescrever de medicamentos que combatem as afecções da boca; realizar clínico buco dentária e odontopediátrica; realizar vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e serviços técnicos, elaboração de pareceres, laudos e atestados do âmbito das atribuições profissionais do odontólogo; executar outras tarefas correlatas.
Cirurgião dentista (endodontia) - prevenir, diagnosticar, prognosticar, tratar e controlar as alterações da polpa e dos tecidos perirradiculares, bem como dos dentes; diagnosticar e avaliar pacientes, planejar e executar tratamentos especializados, prescrever medicamentos na clínica e na urgência odontológica, administrar local e condições de trabalho, adotando medidas de precaução universal de biossegurança, participar da elaboração de procedimentos operacionais padrão; executar quaisquer outras atividades correlatas ao seu cargo determinadas pelo superior imediato.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.