Porto Alegre/RS: concurso com inscrições abertas

O concurso da Prefeitura Municipal de Porto Alegre oferece uma vaga para o cargo de eletrotécnico. Inscrições serão aceitas até 27 de outubro

Patricia Lavezzo   Publicado em 19/10/2017, às 10h55

No Rio Grande do Sul, a Prefeitura Municipal de Porto Alegre está com inscrições abertas de concurso público. A seleção visa o provimento de uma vaga do seu quadro de efetivos, para o cargo de eletrotécnico. 
Para ingressar na carreira é necessário possuir ensino médio completo, curso técnico específico e registro no órgão de classe. O salário inicial é de R$ 1.613,01 para carga horária semanal de 30 horas. 
Além do vencimento, a Prefeitura de Porto Alegre ainda oferece para os seus servidores os seguintes benefícios: vale-alimentação, vale-transporte e plano de saúde. 
Segundo o edital, o exercício do cargo poderá exigir a prestação de serviços à noite, sábados, domingos e feriados, bem como o uso de uniforme e equipamentos de proteção individual fornecidos pelo município; sujeito a trabalho externo e desabrigado.

Inscrição e prova do concurso da Prefeitura de Porto Alegre


A participação deverá ser garantida até o dia 27 de outubro. A ficha de cadastro está disponível no endereço eletrônico www.portoalegre.rs.gov.br/concursos. Será cobrada uma taxa de inscrição, no valor de R$ 70. 
O concurso da Prefeitura de Porto Alegre será constituído de uma única etapa: prova objetiva. Com quatro horas de duração, ela será composta por 60 questões de múltipla escolha, sendo 10 de língua portuguesa, 10 sobre legislação e 40 de conhecimentos específicos. 
A data, horário e local da prova serão informados com antecedência mínima de 15 dias, sendo de responsabilidade do candidato o acompanhamento de todas as publicações no site da prefeitura. 

Atribuições do eletrotécnico da Prefeitura de Porto Alegre


Coordenar e executar serviços de instalação de iluminação pública; propor e orientar as modificações dos circuitos elétricos em geral; supervisionar a instalação e a manutenção da iluminação pública e motores elétricos; analisar e orientar os testes de materiais elétricos; fiscalizar a substituição dos equipamentos e materiais; auxiliar na elaboração de programas; executar serviços de recuperação de material elétrico e de iluminação pública; efetuar testes de materiais elétricos; conduzir a execução de serviços externos, tais como: troca de lâmpadas, reatores, fotocélulas, contactores, capacitadores, luminárias, etc.; orientar a verificação de circuitos, assim como consertos e montagem de linhas; realizar montagens e manutenção; elaborar e interpretar circuitos e esquemas elétricos; manter contatos com órgãos públicos ou particulares; preparar estimativas das quantidades e custos dos materiais de mão-de-obra necessários as instalações e manutenção de redes elétricas; responsabilizar-se por equipes auxiliares necessárias à execução das atividades próprias do cargo; executar tarefas afins, inclusive as editadas no respectivo regulamento da profissão. 

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.