Ofertas para auxiliar de laboratório, agente administrativo, contador e educador de saúde pública; com jornadas de trabalho de 40 horas semanais, as remunerações estão entre R$ 850,67 e R$ 2.701,63
Renan Abbade Publicado em 27/02/2014, às 11h39
Localizada na região de Campinas, a cerca de 215 km da capital paulista, a prefeitura de São João da Boa Vista realiza, a partir das 10h de amanhã (28), as inscrições do concurso que vai preencher duas vagas, além de formar cadastro reserva, em quatro cargos.
Candidatos com ensino fundamental podem se inscrever para auxiliar de laboratório (CR). Com jornada de trabalho de 40 horas semanais, a remuneração é de R$ 850,67.
Profissionais com formação superior escolhem entre as carreiras de agente administrativo (CR), contador (1) e educador de saúde pública (1). Os salários são de, respectivamente, R$ 2.497,78, R$ 2.701,63 e R$ 2.220,51. As jornadas de trabalho são de 40 horas semanais.
As inscrições acontecem pelo site do Instituto Nosso Rumo (www.nossorumo.org.br) até as 22h do dia 13 de março. Os valores das taxas de participação são de R$ 23 (fundamental) e R$ 49 (superior).
Com duração máxima de três horas, as provas objetivas serão aplicadas no dia 6 de abril, em locais e horários a serem informados a partir de 28 de março nos jornais do município e nos endereços eletrônicos do organizador (www.nossorumo.org.br) e da prefeitura (www.saojoao.sp.gov.br).
Os exames contarão com questões de língua portuguesa, matemática (fundamental), conhecimentos gerais, noções de informática (superior) e conhecimentos específicos.
Principais atribuições
Agente administrativo – planejar, coordenar, controlar e executar procedimentos relativos ao desenvolvimento, organização e controle dos serviços burocráticos e de apoio administrativo, do gerenciamento dos recursos humanos da municipalidade, evolução e controle do quadro quali-quantitativo, desenvolvimento funcional e salarial, dos recursos econômico-financeiros, da elaboração do orçamento e controle de sua execução, da contratação de obras e serviços e da aquisição, armazenamento, distribuição e utilização de materiais permanentes e de consumo.
Auxiliar de laboratório – preparar e esterilizar material e instrumental, ambientes e equipamentos, para permitir a realização de exames de laboratório; preparar aparelhos de laboratório para provas e exames; proceder a coleta de material para exames de laboratório e auxiliar das análises; executar exames e outros trabalhos de natureza simples, que não exigem interpretação técnica dos resultados, utilizando aparelhagem, agentes e outros elementos adequados.
Contador – elaborar plano de contas; definir a classificação de receitas e despesas; assinar, como responsável técnico, todos os documentos de natureza contábil gerados pela área de contabilidade; elaborar rotinas e normas técnicas de contabilidade; orientar e supervisionar a escrituração dos atos e fatos contábeis; elaborar balancetes, balanços e demonstrações contábeis e financeiras de forma analítica e sintética; proceder à incorporação e consolidação de balanços dos diversos órgãos públicos municipais; realizar a avaliação contábil de balanços.
Educador de saúde pública – analisar e estabelecer com a equipe de saúde as necessidades e prioridades para a realização das atividades educativas, especialmente em relação ao conteúdo transmitido, técnicas utilizadas e material educativo de apoio; selecionar, prever e avaliar o material educativo disponível e equipamento específico, provendo o suprimento dos mesmos; desenvolver o Projeto Saúde e Prevenção nas escolas públicas do município com temas voltados para a prevenção; realizar palestras para adolescentes e jovens em espaços de educação não formal, como por exemplo: jovens em liberdade assistida, adolescentes e jovens em situação de risco, jovens em abrigos, etc.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.