Concurso Prefeitura de Teresina PI (Prefeitura de Teresina) para guardas já contava com edital publicado, mas foi suspenso pelo TCE PI
Fernando Cezar Alves Publicado em 27/02/2025, às 08h39 - Atualizado às 14h46
Um novo concurso Prefeitura de Teresina PI (Prefeitura de Teresina), no Piauí, foi anunciado na última quarta-feira, 26 de fevereiro, pelo prefeito Silvio Mendes, durante entrevista coletiva. De acordo com ele, a seleção contará com uma oferta de 300 vagas para o cargo de guarda municipal. Vale lembrar que o certame já havia sido iniciado, no final de 2024. No entanto, foi suspenso, por decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE PI). Ainda não há uma previsão de quando o novo edital poderá ser publicado.
Sobre o novo concurso, disse o prefeito:
"Nós estamos fazendo as contas. Mas vamos fazer concurso para, pelo menos, 300 novos vagas".
No concurso da prefeitura, para concorrer ao cargo é necessário possuir ensino médio, com remuneração inicial de R$ 2.115,82.
De acordo com relatório do TCE PI, a seleção foi suspensa em decorrência de violar a Lei de Responsabilidade Fiscal.
A Divisão de Fiscalização de Admissão de Pessoal, responsável pela denúncia, argumentou que a legislação impede, nos últimos 180 dias de mandato, atos que gerem despesas com pessoal implementadas em gestão posterior.
O concurso Prefeitura de Teresina PI suspenso pelo TCE PI ofereceu um total de 400 vagas, sendo 100 para preenchimento imediato e 300 para formar cadstro reserva de pessoal. A banca organizadora foi a Funatec.
A seleção seria composta de seis etapas, da seguinte forma:
A prova objetiva contaria com 50 questões, da seguinte forma:
Em conhecimentos básicos:
Em conhecimentos específicos:
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.