Em live com o ministro da Economia, Fernando Haddad, o presidente Lula reforçou a necessidade de reposição de pessoal
Fernando Cezar Alves Publicado em 21/11/2023, às 13h11
Durante o programa "Conversa com o presidente" desta terça-feira, 21 de novembro, juntamente com o ministro da Economia, Fernando Haddad, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reforçou a intenção de contratar mais servidores, por meio de concursos públicos, durante a sua administração no Governo Federal.
"Nós recriamos os ministérios com a intenção de não criar um único cargo. Remontamos o governo, recriamos os ministérios com menos funcionários que tínhamos quando eu saí do governo, em 2010. Até hoje não recompusemos o quadro de funcionários. Por isso, vamos precisar fazer novos concursos para poder preencher", disse o presidente. "Como vamos poder ter fiscais para evitar o desmatamento ? Como vamos combater as queimadas ? Como vamos combater o crime organizado se não tiver gente ?", reforçou.
As declarações sobre concursos podem ser conferidas a partir de 9 minutos:
O Governo Federal já conta com diversos concursos em andamento ou em planejamento. O mais importante é o Concurso Nacional Unificado, que contará com pelo menos 6.640 vagas, distribuídas por diversos cargos, de níveis médio e superior. A seleção está em fase de escolha da banca, com publicação do edital prevista para ocorrer até 20 de dezembro.
A distribuição por órgãos deve ocorrer da seguinte forma:
As vagas serão distribuídas por oito blocos temáticos, da seguinte forma: