Presidente Médici/RO: concurso ainda depende de banca

Novo concurso público da prefeitura contará com 72 vagas imediatas, além de formar cadastro de pessoal. Edital contará com oportunidades para carreiras de diversas áreas

Fernando Cezar Alves   Publicado em 08/06/2015, às 12h44

A Prefeitura de Presidente Médici, em Rondônia, está em fase de análise de propostas de bancas interessadas em realizar seu concurso público. De acordo com informações obtidas junto ao setor de licitações do órgão, no momento também estão sendo avaliados os documentos das participantes, processo que deve ser encerrado nos próximos dias.

Ao todo serão oferecidas 72 vagas imediatas, além de formar cadastro reserva de pessoal em diversos cargos. Do total de oportunidades imediatas, 29 são para cargos com exigência de ensino fundamental, quatro para ensino médio, cinco para médio técnico e 34 para nível superior. As remunerações das carreiras ainda serão confirmadas.

Saúde


Para a área de saúde, o concurso será para cadastro para os cargos de auxiliar de serviços gerais, zeladora, agente de vigilância, motorista categoria D/E e motorista categoria A/B, com exigência de ensino fundamental.

Para nível médio, cadastro para agente administrativo, auxiliar odontológico e auxiliar em farmácia. Para nível técnico, cinco vagas para técnico de enfermagem e cadastro para técnico em radiologia. Por fim, para nível superior, as opções serão para médico clínico geral (duas vagas), médico pediatra (uma), médico cardiologista (cadastro), médico ortopedista (cadastro), médico psiquiatra (cadastro), médico ginecologista (cadastro), odontólogo (quatro), enfermeiro (quatro), farmacêutico (uma), fisioterapeuta (uma), nutricionista (uma), assistente social (duas), psicóloga (cadastro), veterinário (cadastro) e bioquímico (cadastro).

Semec


Junto ao Semec haverá cadastro para agente administrativo, com exigência de ensino médio.

Educação


Para a área de educação, para quem possui ensino fundamental haverá cadastro para auxiliar de serviços gerais, zeladora, merendeira, motorista de veículo coletivo categoria E, motorista de veículo leve A/B, lavadeira/passadeira, agente de vigilância, monitores para transporte escolar, cuidador de aluno e braçal. Para nível superior, professor licenciatura plena em português/inglês (cadastro), professor licenciatura plena em matemática (uma), professor licenciatura plena em história (cadastro), professor licenciatura plena em geografia (cadastro), pedagogo com habilitação ou pós em supervisão escolar (uma), pedagogo com habilitação ou pós em orientação escolar (uma), professor com licenciatura plena em ciências físicas ou biológicas (cadastro), pedagogo com habilitação em séries iniciais ou educação infantil (oito), psicólogo (cadastro), nutricionista (uma), museólogo (cadastro), historiador (cadastro) e  professor licenciatura plena em educação física (uma).

Administração


Na área de administração, para ensino fundamental, agente comunitário de saúde (21 e cadastros, em diversas regiões), operador de moto serra (cadastro), motorista de veículo leve A/B (quatro), motorista de veículo pesado D/E (cadastro), borracheiro (uma), pedreiro (cadastro), coveiro (uma), auxiliar de serviços diversos (cadastro), gari (cadastro), auxiliar de cuidador (duas), agente de vigilância (cadastro) e zeladora (cadastro).

Para nível técnico, uma vaga de técnico de segurança do trabalho e cadastro para técnico de informática, técnico ambiental, operador de escavadeira hifraul, torneiro mecânico, operador de motoniveladora, operador de trator de esteira, operador de pá carregadeira, operador de escavadeira, eletricista de alta e baixa tensão e eletricista de autos.

Para nível médio, uma vaga de fiscal do meio ambiente, três de cuidador de menor e cadastro para agente administrativo, fiscal de rendas e fiscal de meio ambiente. Por fim, para nível superior, duas de assistente social, duas de psicólogo, uma de pedagogo com especialização em psicopedagogia e cadastro para auditor fiscal, engenheiro civil, engenheiro ambiental e engenheiro agrônomo.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.