Castelo do Piauí/PI terá concurso com 95 vagas

Prefeitura abrirá oportunidades para profissionais com níveis fundamental, médio e superior

Camila Diodato   Publicado em 26/01/2015, às 14h47

Situada na microrregião de Campo Maior, no Estado do Piauí, a Prefeitura de Castelo do Piauí iniciou processo licitatório para contratar a banca organizadora de concurso com 95 oportunidades.

No edital de licitação não apresenta os cargos que serão contemplados, mas contém que a maior parte das vagas será destinada a profissionais com nível fundamental, ao todo serão 43. Já para quem tem ensino médio haverá 23 postos; e, por fim, formação superior será requisito para 29 chances.

A triagem dos participantes ocorrerá por meio de provas objetivas, a serem elaboradas pelo empresa que ficará responsável pela elaboração do certame, cujo nome deve ser divulgado nos próximos dias.

Em 2013


O órgão promoveu seleção com 13 ofertas para o provimento de carreiras da área da educação, sendo todas com exigência de diploma de graduação. A instituição Gabriel & Gabriel Consultoria Projetos e Serviços Ltda foi contratada para organizar o processo seletivo.

Na época, foram abertas chances para as colocações de Facilitador de Esporte e Cultura (1), Orientador Social (1), Orientador Social (2), Professor de Educação Física (1), Professor de Geografia (1), Professor de História (1), Professor de Inglês (2), Professor para 1ª a 4ª série da EJA ou Ensino Fundamental (3), Professor Matemática (2).

Todos os concorrentes passaram por avaliações objetivas de caráter eliminatório e classificatório. Depois houve análise curricular para algumas funções.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.