Niterói/RJ: concurso da Emusa segue em elaboração

O edital do primeiro concurso da Empresa Municipal de Moradia, Urbanismo e Saneamento de Niterói terá 40 vagas para candidatos com níveis médio e superior

Camila Diodato   Publicado em 13/11/2015, às 16h47

Segue em elaboração o edital do primeiro concurso da Empresa Municipal de Moradia, Urbanismo e Saneamento (Emusa), órgão vinculado à Prefeitura de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro. A oferta será de 40 vagas e o certame deve ser publicado ainda este ano.
O anúncio da realização do processo seletivo foi feito pela própria Prefeitura Municipal de Niterói, no dia 5 de agosto, em sua página eletrônica.
A seleção contemplará oportunidades para as carreiras de técnico administrativo, engenheiro, arquiteto e advogado. O cargo de técnico será destinado aos candidatos com nível médio, enquanto as demais funções necessitarão de ensino superior completo. Ainda não foram divulgados os salários, mas isso constará no edital, que não demorará a ser publicado.

Este concurso ficará sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle (Seplag). Opróximos passo da secretaria devem ser a confirmação da escolha da banca organizadora.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, afirmou o seguinte: “Dentro dessa linha de modernização da gestão, fizemos os concursos para a Secretaria de Meio Ambiente e da Procuradoria do Município. Agora vamos dar um passo além, com a consolidação de uma proposta estruturada de modernização e profissionalização da Emusa, que durante 25 anos sempre funcionou com terceirizados ou comissionados”.

Para a secretária de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle, Giovana Victer, o concurso da Emusa e a reformulação de sua estrutura organizacional têm como objetivo à profissionalização e o aumento da eficiência na gestão da empresa.

* Com informações do site da Prefeitura de Niterói

Sobre Prefeitura Niterói

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.