Garanhuns/PE lançará concurso com 253 vagas este mês

Serão abertas vagas para diversos cargos e de diversos níveis escolares. A banca organizadora do concurso será o Iaupe

Camila Diodato   Publicado em 06/01/2015, às 12h27

A Prefeitura de Garanhuns, no Agreste Pernambucano, deve lançar o edital do seu novo concurso público ainda este mês. A boa notícia é que a seleção contemplará mais vagas do que previsto inicialmente, antes o órgão pretendia abrir 127 postos e, agora, 253.

De acordo com a assessoria de comunicação, o certame oferecerá chances para diversas carreiras com exigência de níveis médio e superior.

A empresa escolhida para ficar responsável por todas as etapas da realização do processo seletivo foi o Iaupe (Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco).

O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogada por igual tempo, a critério da administração municipal.

Em 2008


Garanhuns teve um concurso com 822 oportunidades de todos os níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos oscilaram entre R$ 380 e R$ 520,50.

Para nível fundamental havia chances nos empregos de agente de disciplina (80), agente de endemias (64), recepcionista (40), agente comunitário de saúde (260), merendeiro (58), jardineiro (18) e guarda vigilante (18).

Candidatos com ensino médio puderam se inscrever nas profissões de professor I (138), fiscal de obras (4), fiscal de abastecimento (12), técnico ambiental (5), agente administrativo (88) e técnico agrícola (4).

O diploma de graduação foi imprescindível para pleitear as colocações de fonoaudiólogo (2), professor II - matemática (21) e professor II - artes (10).

Todos os inscritos foram submetidos às provas objetivas compostas de 20, 30 ou 40 questões de múltipla escolha, de acordo com a carreira pretendida.

Sobre Prefeitura Garanhuns

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.