Teresina/PI fará concurso com 100 vagas para guarda

A Prefeitura de Teresina, no Estado do Piauí, espera lançar o edital do concurso com vagas de guarda municipal até agosto.

Camila Diodato e Yahell Luci Lima   Publicado em 02/07/2015, às 14h54

A Prefeitura de Teresina, no Piauí, lançará um novo concurso público com 100 vagas de guarda municipal.
De acordo com a área de assessoria de imprensa do órgão, o edital de abertura das inscrições deve ser lançado até agosto deste ano.
A função de guarda municipal exige o ensino médio completo e os aprovados no processo seletivo farão um curso de capacitação para assumir o posto.
Histórico
em fevereiro de 2015,o prefeito da cidade de TeresinaFirmino Filho, anunciou que realizaria um concurso para a Guarda Municipal, porém a previsão era que fossem abertas 230 oportunidades, sendo que, do total de postos, 20% seriam destinados às mulheres.

Prepare-se para o concurso da Prefeitura de Teresina/PI

Provas Anteriores de PrefeiturasVideoaulas para PrefeiturasAPOSTILA CONCURSO TERESINA/PI

Guarda Municipal de Teresina

Em novembro de 2014, a Câmara de Teresina aprovou a criação da Guarda Municipal, com recursos assegurados para o Orçamento de 2015.

No projeto,  o prefeito disponibilizou R$ 300 mil para que o órgão fosse criado. Portanto, a previsão é de que a Guarda Municipal da capital seja instalada oficialmente neste ano e que passe a funcionar plenamente em 2016.

*Matéria atualizada no dia 2 de julho de 2015 às 14h54min.

Sobre Prefeitura Teresina

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.