BA: IF Baiano prepara concurso com mais de 300 vagas

Edital de concurso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano terá vagas para os cargos de professor e técnico administrativo em educação. O cronograma ainda não foi definido

Camila Diodato   Publicado em 31/08/2015, às 11h28

Saiu no Diário Oficial da União (DOU), da edição de 28 de agosto, que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) já iniciou os preparativos para a realização de novo concurso público. A instituição escolheu a banca organizadora do certame, que é a Funrio (Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia e ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle).

O concurso do IF Baiano contemplará 304 vagas distribuídas entre duas carreiras: professor do ensino básico, técnico e tecnológico; e técnico administrativo em educação. Ainda não foram divulgadas as especialidades de ambos os cargos que constarão no edital.

No momento, também não foram informados os campi, da instituição que fica no Estado da Bahia, cujas oportunidades serão lotadas.

Após a assinatura do contrato de prestação de serviços com a Funrio, é que o instituto poderá definir o cronograma do concurso, com as datas de lançamento do edital, das inscrições e da aplicação das provas.

Último concurso IF Baiano


Em 2012, o IF Baiano lançou dois editais que, juntos, somaram 183 vagas para as funções de professor e técnico administrativo em educação. Na ocasião, o Instituto Saber ficou responsável pela organização de todas as etapas do certame.

Para professor, as chances eram para as seguintes áreas de atuação: administração; agrimensura; agroecologia; agronomia; agronomia - agricultura; agronomia I - solos; agronomia II - entomologia agrícola; agronomia III - fitotecnia; arquitetura; artes; biologia; desenho técnico; engenharia civil; engenharia elétrica; engenharia florestal I; engenharia florestal II - áreas naturais protegidas; engenharia florestal III - ecofisiologia florestal e silvicultura; filosofia; física; geografia; gestão em turismo; história; informática; inglês; libras; português - espanhol; português - inglês; língua portuguesa; matemática; música; química; química - bioquímica; saúde e segurança do trabalho; sociologia; e turismo. Os postos foram destinados aos profissionais com formação superior.

No caso do técnico administrativo, o concurso apresentou ofertas para assistente de aluno, auxiliar de biblioteca, assistente em administração, técnico de tecnologia da informação, técnico em agropecuária, técnico em audiovisual, técnico em contabilidade, técnico em laboratório – química, bibliotecário - documentalista, engenheiro civil, engenheiro agrônomo, médico, nutricionista e técnico em assuntos educacionais. Exigência de níveis fundamental, médio, técnico e superior, de acordo com a função.

Todos os concorrentes passaram por avaliações objetivas com 50 perguntas de múltipla escolha. As provas envolveram questões sobre língua portuguesa, didática, matemática, informática, legislação e/ou conhecimentos específicos.