Prefeitura de Itaíba deve abrir concurso com 198 vagas

Documento que prevê a realização do certame determina que o edital seja publicado ainda neste semestre. Vários cargos estão previstos para serem abertos

Camila Diodato   Publicado em 12/02/2015, às 15h13

Em janeiro, o prefeito de Itaíba, Juliano Martins, assinou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), no qual se compromete a realizar concurso com 198 vagas. A partir desse documento, de autoria do promotor de Justiça Domingos Sávio, a prefeitura, localizada no agreste pernambucano, tem um prazo de 60 dias, a contar da data de assinatura, para contratar a banca organizadora do certame.

Para a área da educação, o órgão terá que abrir 60 oportunidades para professor I e 34 para professor II nas seguintes disciplinas: letras/português (6), matemática (6), ciências (4), história (3), geografia (3), educação física (3), música (3), inglês (3) e informática (3).
 
Além disso, o TAC prevê postos para as carreiras clínico geral (2), pediatra (2), ginecologista/obstetra (2), enfermeiro (5), técnico de enfermagem (12), agente administrativo (10), controlador de avaliação hospitalar (1), recepcionista/área de saúde (2), inspetor sanitário (1), motorista (6), operador de motoniveladora (2), operador de retroescavadeira (2), vigia (6), cozinheiro (4), auxiliar de lavanderia hospitalar (4), auxiliar de serviços gerais (30), gari (10), coveiro (2) e jardineiro (1).

Consta no acordo firmado que o edital deverá ser lançado em, no máximo, 30 dias após a contratação da empresa que ficará responsável pela organização do processo seletivo. Já as provas terão que ser aplicadas em até 60 dias após o encerramento das inscrições.

Depois da homologação do resultado final, o município precisa contratar pelo menos os 198 candidatos aprovados dentro do número de chances a serem ofertadas. O concurso terá validade de dois anos com possibilidade de prorrogação por igual período.

Sobre Prefeitura Itaíba

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.