Itapetininga/SP: edital deve sair até segunda (18)

Município de Itapetininga, no Estado de São Paulo, espera divulgar até a próxima segunda-feira, dia 18, edital de concurso com 40 vagas para guarda municipal.

Camila Diodato, Camila de Lira e Yahell Luci Lima   Publicado em 14/05/2015, às 09h48

Prefeitura de ItapetiningaLocalizada no interior de São Paulo a cerca de 171 km da capital,  deve lançar até a próxima segunda-feira, dia 18, o edital de um concurso público com 40 vagas para guarda municipal, , sendo 32 para homens e oito para mulheres, de acordo com informações do próprio órgão. 
Veja mais sobre o concurso de guarda civil de Itapetininga.
Para concorrer ao cargo o candidato deverá possuir ensino médio completo, aptidão física, carteira de habilitação nas categorias “A” e “B” ou superior, além de altura mínima de 1,60m para mulheres e de 1,65m para homens.
O salário oferecido para a função é de R$ 995 mais benefícios como bonificação por peliculosidade, vale transporte e vale refeição.
As oportunidades serão preenchidas no quadro de pessoal da Secretaria Municipal de Trânsito e Cidadania.
Por meio de licitação, na modalidade pregão presencial, a prefeitura selecionou em fevereiro a instituição Directa Carreiras para organizar o concurso e assinou o contrato no mês de março. 

Concurso de 2008

Em 2008, a Prefeitura de Itapetininga lançou edital também com 40 postos para guarda, sendo 28 para homens e 12 para mulheres. Na ocasião, a banca organizadora foi a Consesp e a o vencimento inicial correspondia a R$ 630.
O processo seletivo constou de prova escrita, teste de aptidão física, avaliação psicológica, exame de detecção de uso de drogas e curso de formação técnico-profissional.

Atribuições


São deveres do guarda municipal: planejar e coordenar o emprego do quadro de pessoal efetivo na execução de ações de prevenção da violência urbana em logradouros públicos visando à proteção dos bens, serviços e instalações municipais e a fiscalização e segurança no trânsito; promover a integração técnica e operacional entre as atividades de policiamento administrativo da cidade e fiscalização de trânsito; garantir, quando solicitado pelas instâncias superiores, a proteção dos bens, serviços e instalações municipais, zelando pelo cumprimento das responsabilidades do poder local conforme estabelecidas nas Constituições Federal e Estadual, na Lei Orgânica Municipal e no Código de Trânsito Brasileiro; articular-se com as outras Secretarias ou órgãos municipais objetivando colaborar com as unidades da administração na fiscalização quanto à aplicação da legislação municipal, relativa ao exercício do poder de polícia administrativa do município; dentre outras funções.
* Matéria atualizada em 14 de maio de 2015 às 09h50

Sobre Prefeitura Itapetininga

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

Sobre Directa Carreiras

Além da internet, a banca pode ser contatada pelo telefone (11) 2715-7166, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.