Prefeitura de Pau dos Ferros/RN fará novo concurso

Órgão está na fase de escolha da empresa que ficará responsável pela organização de todas as etapas do certame

Camila Diodato   Publicado em 26/01/2015, às 12h00

A Prefeitura de Pau dos Ferros, no Estado do Rio Grande do Norte, prepara novo concurso público com diversas oportunidades. O próximo passo do órgão será a contratação da banca organizadora, o que deve ocorrer em breve.

Esta será a primeira seleção a ser feita durante o governo do prefeito Fabrício Torquato, que tomou posse do cargo na cidade potiguar, conhecida como a "Capital Nacional dos Estudos de Língua e Literatura", em 1° de janeiro de 2013.

A Secretaria de Administração (Sead) já iniciou a fase de seleção da empresa que ficará responsável pela elaboração e execução do certame. A secretária Eliriane Pinheiro e o secretário de Governo, Vicente de Paula Fernandes, se reuniram com a Comissão Permanente de Concursos (CPCON) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Consta no site da prefeitura que o órgão está a procura de uma instituição que apresente economia e transparência. A secretária Pinheiro disse que  outras empresas também estão sendo cotadas, como a Comperve e a Funcern.

Último concurso


Em 2008, a Prefeitura de Pau dos Ferros lançou edital com 299 vagas distribuídas em carreiras de todos os níveis escolares. Organizado pela Comperve, o certame apresentou remunerações de até R$ 1.245.

Candidatos com ensino fundamental tiveram a opção de se inscrever para os empregos de auxiliar de serviços gerais (59), coveiro (4), eletricista (2), encanador (1), ferreiro (1), gari (9), jardineiro (7), mecânico (1), merendeira (3), motorista (12), operador de máquina (1), pedreiro (7), pintor (1), servente de pedreiro (6), tratorista (5) e vigia (30).

Nível médio foi imprescindível para disputar as colocações de atendente de consultório odontológico (11), técnico em enfermagem (11), agente de saúde (16), assistente administrativo (5), atendente em gesso (1), fiscal de meio ambiente (2), fiscal de tributos (4) e fiscal de vigilância sanitária (3).

Para as pessoas com formação superior havia chances nas profissões de assistente social (4), bioquímico (4), fonoaudiólogo (2), nutricionista (2), pedagogo (1), psicólogo (2), veterinário (2), professor de artes (1), professor de educação física (3), professor de educação infantil (11), professor de geografia (3), professor de história (3), professor de inglês (3), professor de português (3), professor de ensino fundamental (1º ao 5º ano) (15), enfermeiro (11), médico (11) e odontólogo (11).

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.