A Polícia Militar do Tocantins (PM/TO) terá concurso público com oportunidades para os cargos de soldado e oficial. Seleção não será atingida por contenção de gastos
A Polícia Militar do
Tocantins (PM/TO) confirmou que deve dar início, já nos próximos dias, ainda em maio, ao processo de licitação para a escolha da banca organizadora do seu novo
concurso público, que contará com uma oferta de 1.040 vagas, sendo 1.000 destinadas ao cargo de soldado e 40 para a colocação de oficial. A expectativa é de que a publicação do edital ocorra até meados do segundo semestre.
No início de novembro, o governador Marcelo Miranda anunciou medidas de redução e controle de despesas do Executivo Estadual e afirmou que a realização do certame não será atingida por tal situação.
A princípio, o certame estava previsto para ser lançado em 25 de agosto, a data em que se comemora o dia do soldado. Mas por questões burocráticas foi adiado.
Mais detalhes do concurso PM/TO
Vale lembra que a comissão do certame sofreu uma alteração em sua presidência no dia 28 de julho, quando foi publicado no Diário Oficial que coronel PM Marcelo Falcão Soares assumiu a função no lugar do coronel Edvan de Jesus Silva.
Com base na última seleção, o cargo de soldado requer ensino
médiocompleto; idade entre 18 e 30 anos; altura mínima de 1,63m (homens) ou 1,60m (mulheres); além do cumprimento dos deveres militares, civis e eleitorais.
A posição de oficial se destinará ao profissionais com certificado de ensino
superior emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
O novo
concurso da PM/TO virá com a finalidade de intensificar o combate à violência, principalmente na zona sul da capital.
Seleção anterior da PM/TO
Em 2013, a
Polícia Militar/TO promoveu concurso que visou ao preenchimento de 300 vagas de soldado. Na ocasião, a banca organizadora foi a empresa
Consulplan.
O órgão ofereceu, durante o período de formação, um auxílio financeiro de R$ 800. Para os aprovados no curso, os vencimentos passaram a ser de R$ 3.057,77, mais vale-alimentação.
Prepare-se para o concurso da Polícia Militar de Tocantins (PM/TO)
VIDEOAULA PARA POLÍCIA MILITARSIMULADO ONLINE PARA POLÍCIA MILITARCURSO ONLINE - PM/TO - SOLDADO DA QPPM A triagem ocorreu por meio de seis etapas: provas objetiva e discursiva (redação); exame de capacidade física; avaliação psicológica; exames médico e odontológico; investigação social; e curso de formação.
Na primeira fase, a do teste objetivo, os candidatos responderam questões de língua portuguesa; raciocínio lógico; atualidades e conhecimentos regionais; e noções de direito, informática e pertinentes à
PM/TO.