Polícias Civil e Científica/PE: 966 vagas em breve

Ofertas dos novos concursos das Polícias Civil e Científica do Pernambuco serão para os cargos de delegado, agente, escrivão, legista, perito, auxiliar de legista, auxiliar de perito e perito papiloscopista

Camila Diodato   Publicado em 06/11/2015, às 11h20

Novos concursos na área de segurança serão abertos no Estado de Pernambuco. As Polícias Civil e Científica, por meio da Secretaria de Administração, escolheram a banca organizadora dos certames que, juntos, visarão ao preenchimento de 966 vagas.

A empresa que ficará responsável pela elaboração, organização e execução de todas as etapas do concurso da Polícia Civil e o da Polícia Científica do Pernambuco será o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), mais conhecido como Cespe/UnB.

Veja também: Governo de Pernambuco deve abrir 1.500 vagas na PM

Com a escolha da organizadora, os editais dos dois órgãos devem ser publicados em breve. O próximo passo para definir o cronograma é a assinatura do contrato de prestação de serviços.

Vagas do concurso da Polícia Civil/PE


Para a Polícia Civil serão 650 oportunidades distribuídas entre os cargos de delegado de polícia (100), agente de polícia (500) e escrivão de polícia (50). Todos necessitam de formação superior.

Vagas do concurso da Polícia Científica/PE


No caso da Polícia Científica, são 40 chances para médico legista, 56 para perito criminal, 73 para auxiliar de legista, 96 para auxiliar de perito e 51 para perito papiloscopista. A exigência é de ensino superior em áreas específicas.

Últimos processos seletivos da polícias


Em 2006, a Polícia Civil realizou seleção com 1.200 ofertas, sendo 400 para escrivão e 800 para agente. O concurso foi organizado pelo Iped e apresentou na triagem as etapas de etapas de prova objetiva, teste prático de digitação, capacidade física, avaliação psicológica e investigação social.

Com relação ao emprego de delegado, o processo seletivo anterior foi lançado este ano, mas acabou sendo anulado devido ao fato do cancelamento do contrato com a organizadora Iaupe.

A Polícia Científica de Pernambuco promoveu seu último concurso em 2007. Foram abertas 254 ofertas distribuídas em funções de níveis fundamental, médio e médio/técnico. A organizadora escolhida também foi a Upenet. O processo seletivo apresentou chances para os postos de auxiliar de legista, auxiliar de perito (12), assistente administrativo (89), técnico em radiologia (15), motorista (34) e auxiliar de serviços (55). As remunerações ficaram entre R$ 380 e R$1.268,30.