Araruna/PB pretende abrir concurso com 221 vagas

Para a realização do concurso, a prefeita Wilma Maranhão encaminhou projeto de lei à Câmara de Araruna. Oportunidades são para vários cargos e último edital da prefeitura foi lançado em 2009

Camila Diodato   Publicado em 17/08/2015, às 11h07

Localizada no Estado da Paraíba, a Prefeitura de Araruna anunciou que quer lançar um edital de concurso com 221 vagas distribuídas em diversos cargos.

Consta no site da prefeitura que já foi enviado um projeto de lei para a Câmara de Araruna visando a realização concurso. Se a medida for votada em agosto, a seleção acontecerá até o fim deste ano.

Ainda não foram divulgados os níveis de escolaridade e os empregos que o órgão pretende contemplar nesse processo seletivo.

Último concurso da Prefeitura de Araruna/PB


Em 2009, a Prefeitura de Araruna divulgou edital com 520 oportunidades para carreiras de níveis fundamental, médio, técnico e superior. As remunerações ficaram entre R$ 465 a R$ 1.200.

Candidatos com ensino fundamental puderam concorrer às colocações de auxiliar de serviços gerais (40), coveiro (4), gari (55), jardineiro (4), vigilante (20), agente de combates às endemias (15), auxiliar de biblioteca (4), auxiliar de consultório dentário (15), eletricista (4), fiscal de transportes (4), monitor do PETI (8) e motorista (16).

Aos profissionais que tinham nível médio, o certame disponibilizou chances nos postos de agente administrativo (4), auxiliar de epidemiologia (4), auxiliar em laboratório (4), inspetor de vigilância sanitária (5), protético (2), revisor técnico - SUS (2) e técnico de enfermagem (16).

Diploma de graduação foi requisito para as funções de assistente social (4), bioquímico (4), enfermeiro PSF (18), farmacêutico (2), fisioterapeuta (4), fonoaudiólogo (2), médico PSF (10), clínico geral (1), psiquiatra (1), veterinário (1), nutricionista (2), odontólogo PSF (11), orientador educacional (5), professor A - polivalente (109), psicólogo clínico (2), psicólogo educacional (2), supervisor escolar (6), técnico em auditoria - SUS (2); e professor B nas disciplina de artes (3), ciências (6), educação física (5), geografia (9), história (7), inglês (4), matemática (10) e português (10). Também havia 54 vagas para cadastro reserva no cargo de professor B.

O processo seletivo constou de prova escrita para todos os cargos; avaliação prática para gari, motorista, auxiliar de serviços gerais e jardineiro; e análise de títulos para professor.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.