Haverá oportunidades para candidatos com níveis fundamental, médio e superior. O próximo passo da prefeitura será a contratação da banca organizadora
Camila Diodato Publicado em 09/12/2014, às 12h20
A Prefeitura de Aripuanã, cidade localizada no Estado do Mato Grosso, fará processo licitatório para a contratação de banca organizadora de concurso com 123 oportunidades distribuídas em diversas carreiras.
Para escolher a empresa que ficará responsável pelo certame, a prefeitura realizará um pregão presencial, cujos envelopes das empresas interessadas serão abertos no dia 16 de dezembro, às 10h30min.
De acordo com o edital de licitação, o processo seletivo terá vagas com exigência de níveis fundamental, médio e superior. No documento não foram divulgadas as remunerações dos cargos.
Candidatos com ensino fundamental poderão se candidatar às colocações de agente de serviços públicos (7), motorista de automóvel (1), motorista de caminhão/ônibus (7), operador de máquinas leves (2), operador de máquinas pesadas (6) e mecânico (1).
Aos profissionais com nível médio serão disponibilizadas 53 chances entre as ocupações de auxiliar de saúde bucal (4), operador de eta (4), recepcionista (5), telefonista (1), agente administrativo (14), agente fiscal de obras e posturas (1), agente comunitário de saúde (4), agente de combate às endemias (1), fiscal sanitário (1), técnico em enfermagem (19), técnico agrícola (2) e técnico em raio x. Com relação ao posto de técnico de raio x, não foi apresentado o número de vagas.
Os empregos de analista administrativo (1), fiscal tributário (1), nutricionista 20h (1), nutricionista 40h (1), assistente social (1), bioquímico (1), enfermeiro (1), engenheiro agrônomo (1), engenheiro civil (1), engenheiro ambiental (1), dentista 40h (1), médio psf (4), procurador do município (1), professor de educação física - saúde (1), professor – pedagogia (22), professor de história (2) e professor de educação física (2) necessitarão de formação superior.
A triagem dos participantes ocorrerá por meio da aplicação de provas objetivas, testes de informática, exames práticos e aptidão física, de acordo com a função pretendida.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.