Bebedouro/SP: criadas 58 vagas para novo concurso

Oportunidades da Prefeitura Municipal de Bebedouro, no interior do Estado de São Paulo, serão para os cargos de auxiliar docente, fiscal de obras, fiscal de postura, engenheiro civil, cadista e arquiteto

Camila Diodato   Publicado em 19/10/2015, às 16h00

O prefeito de Bebedouro, Fernando Galvão Moura, sancionou dois projetos de lei que, juntos, criam 58 vagas para o quadro de pessoal da prefeitura. A cidade de Bebedouro fica no interior de São Paulo, a cerca de 386 km da capital.

De acordo com responsáveis pelo setor de recursos humanos da prefeitura, tais oportunidades criadas serão para novo concurso que deve ficar para 2016. O departamento de RH também informou que quando for iniciado o processo para a realização do certame outras vagas poderão ser incluídas no edital.

A maior das ofertas criadas destina-se à carreira de auxiliar docente (50), enquanto as demais serão para as funções de fiscal de obras (1), fiscal de postura (3), engenheiro civil (2), cadista – desenhista técnico de arquitetura (1) e arquiteto (1).

Atribuições dos cargos da Prefeitura de Bebedouro/SP


Engenheiro civil -
Gerenciar e desenvolver projetos de engenharia, projetos de desenvolvimento, projeto de parcelamento do solo e de infraestrutura urbana; elaborar projetos de engenharia civil em geral; estudar, projetar, dirigir e fiscalizar a construção de obras de edifícios, de parcelamentos do solo, de captação e abastecimento d’água, de drenagem e irrigação, de pavimentação, de aproveitamento de energia, de urbanismo; entre outros deveres.

Arquiteto - Realizar atividades de supervisão, programação, coordenação ou execução especializada de projetos arquitetônicos, em grau de menor maior complexidade, referentes à construção e fiscalização de obras e à elaboração de normas para a administração e conservação dos próprios artísticos nacionais, bem como de obras e instalações de natureza técnica e específica em projetos e programas governamentais; entre outros deveres.

Auxiliar docente -
Exercer as funções de cuidar e educar apoiando o professor nas atividades de formação de hábitos, tais como alimentação, higiene das mãos, corporal e bucal, dentre outras; orientar e auxiliar o aluno quanto ao uso adequado do banheiro; auxiliar o professor no processo de construção da autonomia da criança, respeitando a sua individualidade e o seu processo de desenvolvimento; auxiliar os alunos no desenvolvimento das atividades pedagógicas de acordo com as orientações e planejamento do professor; entre outros deveres.

Cadista - Executar desenhos gráficos avançados de engenharia, como topográficos, cartográficos, estruturais, arquitetônicos, instalações hidráulicas, instalações elétricas, paisagismo, infraestrutura urbana, urbanismo, utilizando-se do software CAD (Computer Aided Design ou, em tradução literal, Desenho Auxiliado por Computador).

Fiscal de postura - Exercer atividades de planejamento, supervisão, controle e execução de fiscalização inerentes ao uso e ocupação do solo urbano, visando pela higiene pública, melhoria do meio ambiente, da saúde e do bem estar da população, fiscalizar posturas e meio ambiente.

Sobre Prefeitura Bebedouro

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.