Fortaleza/CE: prefeito autoriza concurso para 50 vagas

O concurso terá oportunidades para a função de analista de planejamento e gestão, que aceita candidatos com formação superior em várias áreas. Inicial de R$ 6 mil

Camila Diodato   Publicado em 19/04/2016, às 16h39

No Ceará, um concurso público para o preenchimento de 50 vagas foi autorizado pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. As oportunidades serão para os quadros do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) e da Secretaria do Planejamento e Gestão (Sepog).
Com previsão de ser publicado até o final de abril, o edital contemplará chances para o cargo de analista de planejamento e gestão, que exige ensino superior e apresenta inicial aproximado de R$ 6.000. Para participar serão aceitos os seguintes cursos de graduação: administração ou agronomia, arquitetura, ciências contábeis, ciências da computação e correlatos, direito, economia, engenharia e estatística.
O concurso do Iplanfor e da Sepog ficará sob a organização do Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh). A Prefeitura de Fortaleza tem o intuito de homologar o processo seletivo até 29 de junho, para que a convocação ocorra em novembro.
Todos os participantes do certame terão de passar por provas compostas de questões objetivas (o conteúdo será divulgado no edital), análise de títulos e experiência profissional.

Prepare-se para o concurso da Prefeitura de Fortaleza/CE

VIDEOAULA PARA PREFEITURASSIMULADO PARA PREFEITURAAPOSTILA CONCURSO PREFEITURA DE FORTALEZA/CE - ANALISTA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO (CONTEÚDO COMUM)
Durante o evento no qual o prefeito autorizou a seleção, o secretário de planejamento, orçamento e gestão, Philipe Nottingham, declarou que “queremos servidores capacitados e experientes para gerenciar processos administrativos que devem rodar independente do gestor à frente do município. Além dos avanços significativos que tivemos na modernização da gestão, queremos deixar como legado esse quadro permanente, fundamental”.
* Com informações do site da Prefeitura de Fortaleza

Sobre Prefeitura Fortaleza

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.