A Prefeitura de Goiânia escolheu o Centro de Seleção da UFG como banca organizadora do concurso, que terá oportunidades para auxiliar, assistente e agente. Edital nos próximos meses
A Prefeitura Municipal de
Goiânia, a capital do Estado de Goiás, fará novo
concurso público para o preenchimento de 4.211 oportunidades na área da
educação.
De acordo com o setor da comissão de
concurso, o órgão escolheu o Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás - CS/UFG (www.cs.ufg.br) para ser a banca organizadora do certame. O setor informou também, que o edital do processo seletivo será lançado entre março e abril.
Distribuição das vagas da Prefeitura de Goiânia/GO
A previsão é de que as vagas serão para as carreiras de auxiliar de atividades educativas (2.250), assistente administrativo educacional (512) e agente de apoio educacional (1.449).
Consta no projeto de lei que dispõe sobre o plano de cargos dos profissionais administrativos da educação que as colocações de auxiliar e assistente necessitam de ensino
médio completo. Já o emprego de agente aceita candidatos com nível
fundamental incompleto (até o 6° ano).
Deveres dos cargos
Quem ocupar a função
auxiliar de atividades educativas terá que auxiliar os professores nas atividades voltadas para o desenvolvimento integral das crianças e/ou educandos, responsabilizando-se pelo: cuidado com a alimentação, descanso e higienização dos alunos e dos utensílios de uso comum; recebimento e entrega das crianças aos pais ou responsáveis; organização dos materiais pedagógicos e equipamentos utilizados nas aulas e oficinas; acompanhamento de educandos em traslados, quando for o caso; e, de forma mais individualizada, cuidado aos alunos com necessidades de apoio nas atividades de higiene, alimentação e locomoção que exijam auxílio constante no cotidiano escolar.
Prepare-se para o concurso da Prefeitura de Goiânia/GO
Videoaulas para PrefeiturasProvas Anteriores de Prefeituras O
assistente administrativo educacional deverá exercer atividades administrativas relacionadas com a gestão educacional, apoio técnico operacional e de secretariado escolar, tais como: escrituração, digitação, arquivo, documentação e protocolo, elaboração de planilhas, estatísticas e relatórios; assistência e/ou administração dos serviços de almoxarifado, de planejamento, orçamento e finanças, de manutenção e controle da infraestrutura; controle e operação de multimeios didáticos, equipamentos audiovisuais e eletrônicos (computador, calculadora, fotocopiadora, projetor e outros recursos didáticos de uso especial), atuando ainda, na organização e controle dos laboratórios, ambientes informatizados, salas de ciências e de leitura ou bibliotecas.
As tarefas do
agente de apoio educacional são as seguintes: exercer atividades de preparo de lanches e refeições, de acordo com o cardápio e providencia sua adequada distribuição, na forma e nos horários estabelecidos; executar procedimentos de armazenamento e higienização dos gêneros alimentícios; lavar e passar roupas; realizar serviços de conservação de bens permanentes, manutenção e limpeza em geral dos ambientes de trabalho, utensílios e equipamentos; auxiliar no controle da portaria e na execução de outros serviços de natureza braçal e manual.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.