O estudo para a abertura do novo concurso da Prefeitura de Guarujá deve ser iniciado em breve. Para o cargo de médico haverá vagas, para outros postos ainda não foi confirmado
Camila Diodato Publicado em 28/09/2015, às 14h12
A Prefeitura Municipal de Guarujá, no litoral do Estado de São Paulo, deve iniciar em breve um estudo para a abertura de um novo concurso público na área da saúde.
O projeto da prefeituraé preencher vagas na carreira de médico. No momento, o órgão contratou uma prestadora de serviços para completar os postos de médicos que não foram lotados pelo último certame, homologado em dezembro de 2014.
Durante os seis meses de contrato com a empresa prestadora de serviço, a Prefeitura de Guarujá/SP fará todas as etapas necessárias para a realização do processo seletivo.
Consta no site da do município de Guarujá que para a diretora de Urgência e Emergência, Silvana Bussi Arias, “os cerca de 70 médicos concursados e que atuam na rede não são suficientes para fecharem os plantões de todas as unidades, por isso a opção pela contratação da empresa”.
Nos próximos meses, o órgão deve verificar a necessidade de pessoal e fazer a licitação para contratar a banca organizadora. Não foi divulgado se o concurso terá vagas outros cargos, além do de médico.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.