Edital da Prefeitura de Ijuí trará vagas para técnico em enfermagem, motorista, professor, engenheiro, contador, agente de esportes e lazer, analista ambiental, fiscal tributário, entre outros cargos
Camila Diodato Publicado em 13/08/2015, às 16h04
O prefeito Fioravante Ballin anunciou, no dia 17 de julho, que a Prefeitura Municipal de Ijuí lançará, ainda este ano, edital de concurso público com vagas para cargos de diversas áreas de atuação.
De acordo com responsáveis pelo setor de licitações da prefeitura, a Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Fidene) já foi contratada para organizar o processo seletivo. A escolha da instituição ocorreu por meio de dispensa de licitação.
Ainda não foi divulgado o número de oportunidades da seleção, mas sabe-se que haverá cadastro reserva para algumas funções. Tal informação será publicada juntamente com o edital.
O concurso da Prefeitura de Ijuí será válido por dois anos, a contar da data da homologação do resultado final, período que pode ser prorrogado por igual período.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.