Edital da Prefeitura Municipal de Limeira contemplará oportunidades para a carreira de professor em diversas áreas de atuação
A Prefeitura Municipal de
Limeira, no interior de São Paulo, se prepara para realizar
concurso que visará ao preenchimento de oportunidades em cargos da área da
educação.
O próximo passo do órgão será a contratação da banca organizadora, por isso, já está marcado para o dia 4 de julho um processo licitatório na modalidade pregão presencial.
Consta no documento de licitação que o
concurso da Prefeitura de Limeira terá vagas temporárias para as funções de professor de educação especial, professor de educação infantil, professor do ensino fundamental, professor de artes e professor de educação física.
A estimativa da Secretaria Municipal da Educação é de que o processo seletivo receba aproximadamente 1.000 inscrições.
Último concurso da Prefeitura de Limeira para educação
Em 2016, o município de
Limeira contou com um processo seletivo que teve formação de cadastro reserva para professor substituto em diversas áreas. Na ocasião, a banca organizadora foi a Makiyama.
Todos os candidatos passaram por exames objetivos com questões sobre língua portuguesa, matemática, legislação e conhecimentos pedagógicos. Ao todo, foram 100 perguntas, sendo 40 de múltipla escolha e 60 no estilo verdadeiro ou falso.
Conteúdo programático anterior
Língua portuguesa – Elementos de textualidade: coesão e coerência. Coesão: advérbio, pronome, conjunções, adjetivos, sinônimos. Interpretação e compreensão de textos. Regras padrão de concordância nominal e verbal. Ortografia. Pontuação. Acentuação gráfica e crase. Características dos diversos tipos de texto (gênero): publicitários, jornalísticos, instrucionais, narrativos, poéticos, epistolares, história em quadrinhos.
Matemática – Sistema de numeração decimal. As quatro operações com números naturais. Geometria. Simetria. Números racionais: frações, representação decimal e porcentagem. Estimativa. Raciocínio combinatório e possibilidades. Medidas de comprimento, área, volume, massa e tempo. Tratamento da informação: tabelas e gráficos. Sistema monetário brasileiro. Situações-problema envolvendo todos os conteúdos listados
Legislação educacional – Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 05/10/88 – Cap. III – seção I da Educação. Lei n.º 9394, de 20/12/96: estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Lei n.º 8069 de 13/07/90: dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Convenção ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência 2007. Carta para o Terceiro Milênio. Declaração de Salamanca. Convenção da Guatemala. Declaração dos Direitos das Pessoas Deficientes. Declaração Internacional de Montreal sobre Inclusão.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.