Prefeitura de Marília/SP escolhe banca de concurso

A empresa Publiconsult foi selecionada para organizar o novo concurso da Prefeitura Municipal de Marília. O processo seletivo trará 20 vagas para o cargo de monitor de abrigo

Camila Diodato   Publicado em 25/07/2016, às 12h40

Localizada no interior de São Paulo, a Prefeitura Municipal de Marília avançou com os preparativos do seu novo concurso público para o preenchimento de 20 oportunidades em seu quadro de pessoal.
Acontece que o órgão escolheu, por meio de pregão presencial realizado no dia 6 de julho, a empresa que ficará responsável pela organização de todas as etapas do certame. A instituição selecionada é a Publiconsult.
Saiu edital do concurso da Prefeitura de Marília/SP: confira aqui!
No decorrer dos próximos dias deve ser assinado o contrato de prestação de serviços, para que enfim seja feito o cronograma contendo as datas de publicação do edital, do período de inscrições e da aplicação da prova.
Todas as oportunidades do concurso da Prefeitura de Marília se destinarão ao cargo de monitor de abrigo, que requer ensino médio completo. A remuneração inicial oferecida corresponde a R$ 1.484,01, contando com o abono de R$ 200.
Já está definido que haverá prova objetiva com 50 questões de múltipla escolha, sendo 15 de português, dez de matemática, 15 de conhecimentos específicos e dez de conhecimentos gerais. A seleção ainda contará com avaliação psicológica.

Atribuições do cargo


Entre os deveres do monitor de abrigo estão: comprometer-se com o processo socioeducativo das crianças e dos adolescentes em todas as fases; acompanhar, encaminhar, monitorar as crianças e adolescentes nas atividades internas e externas; desenvolver em conformidade com a proposta do serviço de acolhimento, atividades de rotinas diárias que contribuam para o desenvolvimento de competências do ser e conviver; zelar pela segurança preventiva e interventiva aos acolhidos, dentro e fora do serviço de acolhimento; atuar em projetos educativos, adaptando-os às pessoas do grupo com o qual se trabalha; executar outras tarefas afins.

Último concurso Prefeitura de Marília


A seleção anterior da Prefeitura de Marília para o emprego de monitor de abrigo ocorreu em 2014. Na ocasião, foram abertas 16 vagas sob a organização da empresa Persona Capacitação.
Todos os participantes passaram por testes objetivos com perguntas de português, matemática, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos.

Conteúdo programático do concurso anterior


Português – Compreensão e interpretação de textos verbais e não verbais. Tipologia textual. Significação literal e contextual de palavras: noção de conotação, denotação, polissemia, sinonímia, antonímia, homonímia, parônima, e ambiguidade. Coesão e coerência. A intertextualidade na produção de textos, funções da linguagem. Variação linguística: emprego da linguagem formal e da informal. Ortografia oficial: emprego de S, SS, Z, Ç, CH, X, J e G. Acentuação gráfica. Emprego do sinal indicativo da crase. Estrutura e formação de palavras. Emprego das classes gramaticais. Sintaxe da oração e do período. Pontuação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Pronome: emprego, formas de tratamento e colocação. Emprego de tempos e modos verbais.
Matemática - Teoria dos conjuntos. Conjuntos numéricos (definições, operações e propriedades): números naturais, números inteiros, números racionais, números irracionais e números reais. Unidades de medida. Sistema métrico decimal. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Relações: par ordenado, representação gráfica, produto cartesiano, relação binária, domínio e imagem e relação inversa. Análise de gráficos e tabelas. Teoria das funções. Funções do 1º grau. Funções do 2º grau. Equações irracionais. Inequações irracionais. Potenciação. Radiciação. Equação do 1º e 2º grau. Trigonometria. Sequencias. Progressão aritmética e geométrica. Matrizes. Determinantes. Sistemas lineares. Análise combinatória: princípio fundamental de contagem, fatorial, permutações, arranjos e combinações. Binômio de Newton. Probabilidade. Razão e proporção. Regra de três simples e composta. Matemática financeira: porcentagem, capital, montante, descontos, taxas de juros, juros simples e juros compostos. Estatística. Geometria plana: ângulos, triângulos, quadriláteros, polígonos, circunferência e círculo, cálculo de áreas, Teorema de Tales, Teorema de Pitágoras. Resolução de situações-problema.
Conhecimentos gerais - Atualidades relacionadas a fatos políticos, econômicos e sociais.
Conhecimentos específicos - Constituição da República Federativa do Brasil (dos direitos e deveres individuais e coletivos; dos direitos sociais; da seguridade social; da família, da criança, do adolescente, do idoso). Lei 8.069 de 13/07/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente, atualizado com a lei 12.010). Lei n° 8.742, de 7 de dezembro de 1993 (Lei Orgânica da Assistência Social). Lei nº 12.435, de 6 de julho de 2011 (Sistema Único de Assistência Social). Lei nº 12.594, de 18 de janeiro de 2012 (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo). Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, 2006. Lei federal 8.662 de 07/06/1993 (Código de Ética Profissional do Assistente Social, edição atualizada 2011). Lei federal 10.741 de 01/10/2003 (Estatuto do Idoso). Lei federal 11.340 de 07/08/2006 (Lei Maria da Penha). Resolução nº 33, de 12 de dezembro de 2012 (NOB SUAS). Resolução nº 269, de 13 de novembro de 2006 (NOB RH/ SUAS). Resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009 (Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais).

Sobre Prefeitura Marília

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.