Mongaguá/SP inicia preparativos de novo concurso

O edital de concurso da Prefeitura de Mongaguá está previsto para ser lançado em dezembro. Número de vagas ainda não foi definido, mas oportunidades serão para diversos cargos

Camila Diodato   Publicado em 14/09/2015, às 11h29

A Prefeitura Municipal de Mongaguá, no litoral sul de São Paulo, fará, em breve, novo concurso público para diversos cargos de todos os níveis escolares.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, o órgão está em fase de levantamento de pessoal para verificar as carreiras e o número de vagas que serão contemplados.

As oportunidades do concurso da Prefeitura de Mongaguá serão para várias secretárias municipais e a previsão é de que o edital seja publicado em dezembro.

O próximo passo, após a finalização do levantamento, é processo de escolha da banca organizadora. Só então o cronograma com as datas das inscrições e das provas será definido.

Concurso da Prefeitura de Mongaguá de 2011


A última grande seleção de Mongaguá apresentou 985 vagas destinadas aos profissionais com níveis fundamental, médio, técnico e superior. Sob a organização do Ibam, o concurso ofereceu salários entre R$ 552 a R$ 2.410,56.

Quem tinha ensino fundamental pôde concorrer às ocupações de merendeira (58), monitor de transporte escolar (10), motorista (36), nutricionista (2), padeiro (2), servente (56), atendente de recepção (4), atendente de serviços (33), babá (44), cozinheiro (3) e vigia (54).

Candidatos com níveis médio e ou técnico estavam aptos para as colocações de escriturário (48), técnico de raio X (15), vigilante de alunos (30), agente de controle de endemias (10), auxiliar de enfermagem (53), auxiliar de serviços odontológicos (5), pajem (46), professor de educação infantil (72) e professor de ensino fundamental (52).

Os empregos exigiram graduação foram os de enfermeiro (21), engenheiro agrônomo (1), farmacêutico (2), fisioterapeuta (4), fonoaudiólogo (2), médico de ambulatório (18), médico plantonista clínico (28), médico veterinário (1), nutricionista (2) psicólogo (2), psicólogo educacional (2), terapeuta ocupacional (3), assistente social (3), dentista (7) e professor III nas disciplinas de artes (26), ciências (30), educação especial (2), educação física (10), geografia (30), história (30), inglês (30), língua portuguesa (40), matemática (35) e música (13).

Todos os participantes se submeteram às provas objetivas com questões de múltipla escolha. Quem pleiteou a função de motorista ainda prestou testes práticos, enquanto as pessoas que se candidataram ao emprego de professor também passaram por análise de títulos.

Sobre Prefeitura Mongaguá

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.