Parambu/CE deve abrir edital com 573 oportunidades

Concurso terá vagas para os cargos de auxiliar de serviços gerais, motorista, professor, agente administrativo, médico, enfermeiro, agente de endemias, assistente social, dentre outros

Camila Diodato   Publicado em 09/12/2014, às 13h05

Município situado na microrregião do Sertão de Inhamuns, no Estado do Ceará, Parambu pode receber, em breve, 573 novos servidores, que pertencerão ao quadro de pessoal da prefeitura local.

Ontem (8/12), a prefeitura realizou uma licitação, na modalidade tomada de preços, para contratar a banca organizadora do concurso que terá 573 vagas de todos os níveis escolares. No mesmo dia, o órgão selecionou a empresa Consulpam para organizar o certame.

Segundo consta no edital de licitação, o ensino fundamental será imprescindível para pleitear as carreiras de auxiliar de serviços gerais (160), motorista com carteira de habilitação na categoria “D” (10) e vigia (25).

Profissionais com nível médio e/ou curso técnico terão a opção de escolher entre os cargos de professor de educação infantil (51), professor do 1° ao 5° ano (68), agente de endemias (10), agente administrativo (35) e atendente de consultório dentário (16).

Diploma de graduação habilitará o cadastro nas funções de professor de educação básica II (121), técnico em enfermagem (15), técnico em radiologia (1), enfermeiro (18), farmacêutico (1), médico clínico geral (5), nutricionista (2), fonoaudiólogo (1), fisioterapeuta (5), psicólogo (1), veterinário (1), educador físico (2), dentista (13), cirurgião dentista (2) e assistente social (5).

Todos os candidatos serão submetidos às provas objetivas com questões de múltipla escolha, cujo programa será divulgado com a publicação do edital – que deve ser lançado somente após a assinatura do contrato com a banca organizadora.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.