Um novo edital para professor de educação infantil deve ser lançado este ano pela Prefeitura de Piracicaba. A expectativa é de que o concurso tenha 20 vagas
Situada no interior do Estado de São Paulo, a Prefeitura Municipal de
Piracicaba continua em fase de escolha da banca organizadora do seu novo
concurso público para docente.
De acordo com o setor de licitação, o processo está na etapa dos recursos e, em breve, deve ocorrer a abertura do segundo envelope das empresas interessadas em organizar o
certame. Vale lembrar que no dia 1 de março ocorreu a abertura do primeiro envelope da tomada de preços.
O cronograma contendo as datas de lançamento do
edital, do período de inscrições e da aplicação das provas só será delimitado depois da assinatura do contrato de prestação de serviços com a instituição vencedora.
Consta no edital de licitação que o novo
concurso da Prefeitura de Piracicaba terá 20 vagas para o cargo de
professor de educação infantil. O documento mostra que os salários iniciais correspondem a R$ 2.409,37 para jornadas de 33 horas semanais.
Para concorrer ao posto, os candidatos terão que atender aos seguintes requisitos: possuir diploma de conclusão do Ensino médio, na modalidade normal (magistério), com formação em educação infantil ou curso normal
superior, com formação em educação infantil ou licenciatura em pedagogia, com formação em educação infantil.
Prepare-se para o concurso da Prefeitura de Piracicaba/SP
Videoaula para PrefeiturasSimulado para PrefeiturasA triagem dos participantes deverá ocorrer por meio de provas objetivas e testes discursivos. Os exames objetivos devem conter perguntas sobre língua portuguesa/interpretação de texto, matemática/raciocínio lógico, legislação e conhecimentos específicos.
Atribuições do professor de educação infantil
O profissional que atuar no cargo deverá participar e atuar no processo de elaboração e execução do Projeto Político Pedagógico da escola, contextualizado no Plano Municipal de Educação; realizar diariamente o trabalho pedagógico com crianças de 0 a 5 anos, propiciando o desenvolvimento pleno da criança, garantindo as duas funções da educação infantil, indispensáveis e indissociáveis: “educar e cuidar”, complementando a ação da família e da comunidade; proporcionar condições adequadas para promover o bem-estar da criança, seu desenvolvimento físico, motor, emocional, intelectual, moral e social, a ampliação de suas experiências, bem como estimular seu interesse pelo processo de conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade; planejar, executar, observar, registrar e avaliar as atividades do processo de ensino-aprendizagem, definindo prioridades, objetivos e metas, selecionando conteúdos significativos, utilizando metodologias adequadas às características cognitivas e socioculturais dos educandos e acompanhando o processo de aprendizagem dos educandos, utilizando instrumentos variados de avaliação; participar de forma efetiva do Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo - HTPC, numa perspectiva de formação continuada, visando o aprimoramento do seu desempenho profissional e ampliação do seu conhecimento; tomar parte das reuniões de pais, funcionários e outras previstas no calendário escolar; participar das atividades cívicas, culturais e educativas em que a escola estiver envolvida; organizar adequadamente o uso apropriado do espaço, dos brinquedos e dos materiais pedagógicos; responder pela utilização, manutenção e conservação dos materiais permanentes e de consumo que estejam sob sua responsabilidade; planejar, organizar e controlar o material necessário para o desenvolvimento de atividades pedagógicas; receber e acompanhar diariamente a criança na sua entrada e saída da unidade; registrar a frequência diária da criança; acompanhar, orientar e cuidar da higiene pessoal das crianças; acompanhar as crianças na hora das refeições, orientando-as no processo de alimentação; proceder à observação dos educandos, identificando as necessidades que interferem na aprendizagem e encaminhando-os para análise; manter permanente contato com os pais ou responsáveis, informando-os e orientando-os sobre o progresso do educando e obtendo dados de interesse para o processo educativo; acompanhar as crianças em atividades externas à unidade, com prévia autorização dos pais ou responsáveis; outras atividades afins que lhe forem atribuídas por seus superiores.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.