Concurso da Prefeitura de Rifaina, em São Paulo, terá vagas para terapeuta ocupacional, professor de educação básica II, médico e psicopedagogo
Localizada no interior do Estado de São Paulo, a aproximadamente 466 km de distância da capital, a Prefeitura Municipal de Rifaina tem o intuito de realizar concurso público no decorrer deste ano.
O primeiro passo do órgão foi dado, que é procedimento para a escolha da banca organizadora. Está marcado para o dia 22 de junho o processo licitatório, na modalidade pregão presencial, para a contratação da empresa que ficará responsável por todas as etapas do certame.
Consta no edital de licitação que serão abertas quatro vagas distribuídas igualmente entre os cargos de terapeuta ocupacional, professor de educação básica II, médico e psicopedagogo. Tais funções destinam-se aos candidatos que possuem formação superior completa.
Os salários do concurso da Prefeitura de Rifaina ainda não foram revelados; já o cronograma contendo as datas de lançamento do edital, das inscrições e das provas será definido após a assinatura do contrato de prestação de serviços com a instituição vencedora do pregão.
Seleção anterior
Em 2014, foi realizado um concurso da Prefeitura de Rifaina para o preenchimento de três vagas e para formação de cadastro reserva (CR) de pessoal. Na ocasião, a organizadora foi a KLC Concursos.
Nível médio foi requisito para a posição de auxiliar de consultório dentário (2 oportunidades), enquanto o curso técnico habilitou a participação para técnico em enfermagem (CR).
Profissionais graduação tiveram a chance de pleitear as carreiras de cirurgião dentista (CR) e cirurgião dentista – cirurgia oral menor (1).
O processo seletivo constou de provas objetivas para todos os concorrentes. Os testes apresentaram questões sobre língua portuguesa, conhecimentos específicos e saúde pública.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.