Previsão é de que o concurso do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) do Distrito Federal tenha 39 vagas distribuídas entre as carreiras de técnico, analista e fiscal
O Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon/DF) deve realizar novo concurso público em 2017. Acontece que a lei das diretrizes orçamentárias do DF para o ano que vem prevê o preenchimento de 39 vagas efetivas e, no momento, o órgão não conta com seleções em vigência.
Do total de oportunidades, seis serão para o cargo de técnico de atividade de defesa do consumidor, 15 para analista de atividade de defesa do consumidor e 18 para fiscal de defesa do consumidor.
A carreira de técnico requer ensino
médio e/ou curso
técnico, dependendo da área a ser contemplada. Já as outras duas posições se destinam aos profissionais com formação
superior em diversas áreas de atuação.
Os salários iniciais oferecido pelo
Procon/DF correspondem a R$ 3.919,13 para técnico e R$ 5.293,30 para analista e fiscal.
Atribuições do fiscal do Procon/DF
Cabe ao
fiscal de defesa do consumidor planejar, coordenar, supervisionar, avaliar e executar atividades de fiscalização relativas às normas de defesa do consumidor, participar de programas de desenvolvimento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar, executar outras atividades de interesse da área.
Último concurso Procon/DF
O
Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal realizou, em 2011,
concurso com 200 vagas e cadastro reserva de pessoal para técnico, analista e fiscal. Na época, a banca organizadora foi o Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades).
A seleção compreendeu
prova objetiva para todos os concorrentes; além de teste discursivo e análise de títulos para analista e fiscal. O exame objetivo contou com 60 questões de múltipla escolha, sendo 30 de conhecimentos básicos e 30 de conhecimentos específicos.
Criada pela Lei nº 9.192, de 23 de Novembro de 1995, e Decreto nº 41.170, de 23 de setembro de 1996, a Fundação Procon SP é uma instituição vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo e tem personalidade jurídica de direito público, com autonomia técnica, administrativa e financeira.
O Procon SP tem como missão principal equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores. Tendo por objetivo elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores do Estado de São Paulo.