Santa Maria/RS escolhe banca para 112 oportunidades

Todas as vagas do edital serão para a carreira de professor, que requer ensino superior completo. A seleção terá provas objetivas para todos os candidatos

Camila Diodato   Publicado em 08/12/2014, às 12h38

Situada no Estado do Rio Grande do Sul e distante 292 km da capital gaúcha, a Prefeitura de Santa Maria selecionou a Consesp para organizar o seu próximo concurso, que terá 112 oportunidades e formação de cadastro reserva na área da educação.

Agora, o próximo passo da prefeitura será a assinatura do contrato de prestação de serviços, o que deve ocorrer em breve. Somente após esse trâmite é poderá ser delimitado do cronograma do concurso.

Licenciatura e curso de formação profissional na área específica - com carga horária mínima de 800 horas – tornarão possível a candidatura nos empregos de professor de metalurgia (2), professor de mecânica (2), professor de eletricidade (2) e professor de desenho técnico (2).

Aos concursandos graduados serão disponibilizadas chances na carreira de docente nas seguintes áreas: educação especial (10), ciências (2), artes (10), artes com habilitação em música (5), educação física (3), geografia (2), história (2), inglês (10), matemática (10), português (10), educação infantil (20) e ensino fundamental anos iniciais (20).

Já foi definido que o valor da taxa de inscrição corresponderá a R$ 60 e que o processo seletivo constará de análise de títulos e provas objetivas com 60 questões (20 de conhecimentos gerais e 40 de conhecimentos específicos).

* Matéria atualizada em 8 de dezembro de 2014 às 12h38min


APOSTILA CONCURSO SANTA MARIA / RS.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.